Cento e dez motociclistas participaram das ações que marcaram a abertura da campanha alusiva ao movimento Maio Amarelo, de conscientização para redução de acidentes no trânsito, que tem como tema Paz no Trânsito Começa por Você, realizada na manhã de hoje, 30/04, em frente à Estação da Paulista. A ação foi organizada pela Semuttran (Secretaria de Trânsito e Transportes), Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), da Secretaria de Saúde, e Fórum de Segurança e Educação para o Trânsito, da Câmara Municipal.
Jane Franco Oliveira, titular da Semuttran, destacou que o evento foi voltado para motociclistas devido à ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo pessoas que utilizam moto para trabalhar. “Durante o mês de maio vamos realizar outras mais de 40 blitzes como esta a fim de educar e conscientizar os motoristas por um trânsito mais seguro. Hoje aqui foram ofertados testes de visão, aferição de pressão, testes rápidos para HIV e sífilis, distribuição e instalação de antenas corta linha, checklist de motos e orientação de direção defensiva”, afirmou.
A microempresária Julia Stefany Almeida Leite, de 22 anos, veio participar da ação incentivada pelo pai. “Ele ficou sabendo desta ação e me falou para participar, que seria importante. Realmente foi muito bom participar, instalei uma antena corta linha que garante a segurança para os motociclistas evitando acidentes mais sérios envolvendo linhas de pipa. Além disso, reforço o pedido aos motoristas de carros, vans, ônibus e caminhão, que respeitem os motociclistas nas ruas e estradas, para evitar acidentes”, enfatizou.
O mecânico Marcos José Alves, de 42 anos, aprovou a campanha. “É muito bom. Às vezes não temos tempo para cuidar da nossa saúde e, aqui, de forma rápida e simples pude fazer um teste de visão, exames de saúde e orientações sobre direção segura. Espero que tenham outras ações como esta e que mais pessoas possam participar”, completou.
Clarice Bragantini, coordenadora do Cerest Piracicaba, reforçou que a ação encerrou as atividades do Abril Verde, em memória das vítimas de acidentes de trabalho. “A atividade é importante, pois marca o encerramento das ações voltadas para a segurança no trabalho, que fizemos especialmente voltadas para os motociclistas que utilizam a moto como meio de trabalho, uma vez que as maiores vítimas dos acidentes de trânsito são eles. Além disso, aproveitamos para ampliar o conhecimento sobre as ações do Cerest junto a população. Nós não ficamos somente levantando números, mas é a partir deles que incentivamos a criação de políticas públicas para proteger a saúde do trabalhador, uma delas é o acompanhamento das pessoas acidentadas, desde o dia do acidente, durante sua recuperação até sua volta as atividades remuneradas”, afirmou.
MAIO AMARELO – A campanha segue ao longo do mês com ações de abordagem nos dias 1º, 05, 16, 24 e 30, em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. Também haverá ações de conscientização em conjunto com a GCM e a PM, nos dias 2, 3, 6, 9, 12, 15, 19, 23, 28 e 31. A campanha contará ainda com eventos extras, como distribuição de fitas símbolo, orientações a estudantes com entrega de material, fiscalização de vans escolares e palestra.
“Esse ano o tema reflete a nossa busca incessante de preservar vidas, diminuindo os acidentes e claro, também, evitar as sequelas, causadas por atitudes que poderiam ser prevenidas, que são as famosas imprudências no trânsito”, encerrou Jane Franco.