Agentes de trânsito da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) realizaram na manhã de hoje, sexta-feira, 12/05, doação voluntária de sangue, no Hemonúcleo de Piracicaba, como iniciativa em referência ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito. Neste ano, o tema da campanha é No Trânsito, Escolha a Vida!, conforme definição do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Equipe da Semuttran que realizou doação de sangue no hemonúcleo de Piracicaba A doação de sangue é tradicional entre os agentes no mês de maio, segundo a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, porque diariamente vêem a necessidade da transfusão de sangue em decorrência de acidentes no trânsito. “É uma ação linda e solidária que os agentes fazem. É por iniciativa própria deles e reflete positivamente para quem precisa, porque este ato pode salvar muitas vidas. Todo ano eles repetem essa ação e tudo começou justamente por terem amigos e familiares que já precisaram”, contou a secretária da Pasta. Na manhã de hoje, participaram da doação seis agentes, além de integrantes de outros setores da Semuttran. Um dos agentes foi Paulo Magalhães, que doou sangue pela primeira vez. “Para mim, a doação de sangue não é só importante, mas necessária, pois com esse pequeno gesto de afeto é possível salvar vidas de verdade. Foi minha primeira experiência hoje. Fiquei bem ansioso e apreensivo, mas o profissionalismo demonstrado por toda a equipe do Hemonúcleo me fez sentir tranquilidade e confiança. Recomendo a todos essa experiência”, afirmou. Quem também doou foi o chefe de Educação e Segurança no Trânsito da Semuttran, Ricardo Piton. “Infelizmente, os acidentes de trânsito tomam grande parte dos hospitais e o nosso intuito com esta doação é ajudar a salvar vidas. A campanha neste ano foca justamente na escolha pela vida, para que as pessoas se conscientizem sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, prevenindo acidentes”, disse.

Doação de sangue é tradicional entre os agentes no mês de maio MAIS – Também integrando a programação do Maio Amarelo, equipe da Semuttran participou como apoio na manhã de hoje da operação Hércules, realizada pela PM (Polícia Militar) para combater a criminalidade e ampliar a sensação de segurança da população. A ação aconteceu na esquina da avenida José Michelleti com a rua Dom Pedro II e resultou na abordagem de 12 motocicletas, remoção de três motos e emissão de 14 AITs (Auto de Infração de Trânsito), sendo oito estaduais e sete municipais.

Ao longo mês, a campanha Maio Amarelo inclui diversas atividades Além de ações de fiscalização e orientação em diferentes locais de Piracicaba, estão previstos instalação de áreas de motobox, que são espaços de espera exclusivos para motocicletas em semáforo; recolhimento de veículos abandonados nas ruas da cidade, com a Guarda Civil Municipal e a PM, e, ainda, apoio em iniciativa do Sest (Serviço Social do Transporte) e Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) com trabalhadores do setor de transporte de cargas, passageiros, taxistas, motociclistas, pedestres e demais atores do trânsito.