A Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) realiza amanhã, terça-feira, 23/05, às 17h, na avenida Limeira, a última ação de fiscalização e orientação como parte da programação do movimento internacional Maio Amarelo, de conscientização para redução de acidentes no trânsito. A ação é em conjunto com a GCM (Guarda Civil Municipal) e a PM (Polícia Militar). Neste ano, o tema da campanha é No Trânsito, Escolha a Vida!, conforme definição do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Programação do Maio Amarelo na cidade teve diversas ações realizadas pela Semuttran – Foto Guilherme Valdanha
As ações de fiscalização e orientação deste mês já ocorreram nas avenidas Independência e Saldanha Marinho, dia 10/05; nas avenidas Armando de Salles Oliveira e Renato Wagner, dia 16, e nas avenidas Alberto Vollet Sachs e avenida Rio das Pedras, no dia 19.
De acordo com a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, é imprescindível que todos os usuários do sistema de mobilidade urbana da cidade respeitem as leis de trânsito, incluindo pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas, para que acidentes sejam evitados. Entre as orientações a serem seguidas estão a de não usar o celular enquanto dirige, realizar manutenções periódicas nos veículos e estar sempre atento no trânsito.
MAIS – Além das ações de fiscalização e orientação, a programação do Maio Amarelo na cidade inclui recolhimento de veículos abandonados e o apoio ao Sest (Serviço Social do Transporte) e Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em abordagens da temática com trabalhadores do setor de transporte de cargas, passageiros, taxistas, motociclistas, pedestres e demais atores do trânsito.
Nova area de motobox esta na avenida Independencia com a avenida Saldanha Marinho – Foto Justino Lucente
Já ocorreram neste mês instalação de área de motobox, que são espaços de espera exclusivos para motocicletas em semáforo, no cruzamento da avenida Independência com a avenida Saldanha Marinho, e doação de sangue, por iniciativa dos próprios agentes de trânsito e guardas-civis, que diariamente veem a necessidade da transfusão de sangue em decorrência de acidentes. Outras atividades acontecem no Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito), com instruções para os estudantes.