LXVII Salão de Belas Artes abre sábado, 03/8
Obra de Zaíra Bellizia
Em comemoração dos 50 anos da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, neste sábado, 03/8, às 20h, acontece a cerimônia de abertura e premiação, do LXVII Salão de Belas Artes. As obras podem ser vistas até o dia 21 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 14h às 18h, com entrada gratuita.
Neste ano 223 obras, de 77 artistas foram inscritas para análise da Comissão de Seleção e Premiação do Salão, composta por Douglas Minoru Okada, Jesser Valzacchi, José Cláudio de Lascio Canato, Marcus Cláudio de Caldas e Ronaldo Boner Júnior. Do montante, 86 trabalhos foram selecionados para exposição.
Obra de Zaniboni
“O Salão de Belas Artes é referência no Brasil. Com 67 edições realizadas ininterruptamente, é considerado um dos mais importantes nas artes plásticas, do país. Ele representa a possibilidade real e democrática para que o artista exponha seu trabalho e até mesmo seja premiado por ele”, explica a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.
Os vencedores do Prêmio Aquisitivo Prefeitura foram Sandro Braga, pelo conjunto das obras Paraty ao Pôr do Sol, Portal do Paraíso – Ilha Bela e Passeio em Paraty; Roger Vianna, com Em Inventário; Andriolli pelo conjunto de esculturas Movimento e Harmonia e Peão com Laço; Don Rodrigues pelas aquarelas Fé I e Fé II e desenho, Minha Filha, Mãe e Neta; Polizeli com a pintura Self-portrait at the age 22; Marcílio Santos, com a pintura Visita ilustre ao ateliê; Juliana Limeira pelo conjunto das obras Flores da Juventude e Em uma manhã chuvosa; Alison de Sando, pela pintura Cesar Santos.
Obra de Don Rodrigues – Medalha Ouro
Também foram distribuídas medalhas de ouro, prata e de bronze. Na categoria pintura, Gerson Ferreira levou prata, com a obra Louvores a Deus; Filipe Claheira, conquistou bronze, com Cebolas Roxas. Na escultura, Zaira Bellizia faturou bronze, com a obra Eu vi. Na categoria pastel, a medalha de prata foi para Juliana Limeira, pelo conjunto de obras Flores da Juventude e Em uma manhã chuvosa; o bronze ficou para Bruno Aoki, com Félix. Em desenho – carvão, a medalha de ouro foi conquistado por Don Rodrigues, Minha Filha, Mãe e Neta.
O Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores foi para Alfredo Vieira pela pintura Exuberância Verde; Gustavo Schossler, pelo desenho Natália e Kolley Nardi pela pintura O Pescador.
Obra de Alfredo Vieira
O Salão de Belas Artes – SBA
O Salão de Belas Artes acontece desde 1953 e é considerado um dos mais antigos em atividade ininterrupta por todo país. Diante da importância e do reconhecimento deste Salão, para um jovem artista, a simples seleção de sua obra pelas mais renomadas Comissões de Seleção e Premiação, já representa um grande passo em sua carreira. Os trabalhos selecionados e apresentados no Belas Artes passam por rigorosa e criteriosa seleção que prima pelo respeito às manifestações artísticas figurativo-realistas. Em suas exposições são reunidas obras de todo país, oferecendo ao público uma mostra de alto nível. Sua trajetória evidencia a importância do incentivo aos artistas nacionais e, principalmente, valoriza a memória de Piracicaba como município de ativa movimentação no mundo das artes.
SERVIÇO – LXVII Salão de Belas Artes de Piracicaba. Abertura sábado, 03/08, às 20h, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, rua Moraes Barros, 233, Centro, Piracicaba. Visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h. Entrada gratuita. Informações: 3433-4930.
