O secretário municipal da Indústria e do Comércio, Luciano dos Santos Tavares de Almeida, recebeu, na manhã de hoje (09), o secretário de Agricultura do Estado de Karnataka, na Índia, Bandeppa Khashempur, e o diretor administrativo da estatal “Karnataka State Agricultural Produce Cessing & Export Corp. Ltd.”, Channappa Gowda.

O objetivo da visita é criar oportunidades para novos negócios na área sucroalcooleira e, também, conhecer as tecnologias utilizadas na produção do etanol brasileiro. Após a reunião, o secretário indiano visitou a Cosan para conhecer in loco a produção da usina e obter dados técnicos da fabricação do etanol.

Depois da visita, a delegação indiana volta à São Paulo para participar da Feira Multi-Setorial de produtos da Índia, o Índia Show. O evento, que conta com a participação de 90 companhias de diversos setores da indústria, acontece no Pavilhão Verde do Expo Center Norte.

O País

A Índia é um país federal asiático, que ocupa a maior parte do subcontinente indiano e ainda as ilhas Laquedivas e Andamão e Nicobar. Limitado ao norte com a República Popular da China, é o segundo país mais populoso do mundo (depois da China), com mais de um bilhão de habitantes. A capital do país é Nova Délhi.

O país reconhece 22 línguas oficiais, dentre elas o híndi (falada no norte, é a língua da administração central), o tâmil (no sul) e o inglês. A civilização indiana é uma das mais antigas do mundo. Quatro grandes religiões surgiram no subcontinente: o hinduísmo, o budismo, o jainismo e o siquismo.

Com PIB de 785 bilhões de dólares, a Índia é a 12ª maior economia do mundo. Devido à grande população, a renda per capita é consideravelmente baixa: em 2005, o FMI classificou a Índia na 135ª posição em termos de renda per capita, dentre 182 países e territórios.

Cerca de 60 por cento da população dependem diretamente da agricultura. A indústria e os serviços têm se desenvolvido rapidamente e respondem por 25 e 51 por cento do PIB, respectivamente, enquanto que a agricultura contribui com cerca de 25,6 por cento. Nos últimos anos, a Índia tornou-se um importante centro de serviços relacionados com tecnologias de informação. É o principal beneficiário do outsourcing de serviços.

Karnataka

Karnataka é um dos estados da Índia, localizado no sul do país. A língua oficial é o canará. Duas das principais cidades são o porto de Mangalore e a capital, Bangalore. Seus limites são os Estados de Goa e Maharashtra a noroeste, Andhra Pradesh a leste, Tâmil Nadu a sudeste e Kerala a sul, além da costa sudoeste no Mar Arábico.