O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, que também preside os Comitês PCJ, participou como palestrante e debatedor em uma das rodas de conversa sobre Planejamento, Regulação e Financiamento no XXIV Encob (Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas), realizado de 22 a 26/08, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Luciano Almeida participou da roda de diálogo ao lado de representantes do estado de Minas Gerais, Ceará, Paraná e Sergipe. Também estiveram presentes representantes do Governo Federal e da Agência Nacional de Águas (Ana). Em sua fala, o prefeito apresentou o trabalho realizado nas Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ e enfatizou a importância da participação dos prefeitos em encontros como esses, uma vez que as demandas estão nos municípios e a discussão sobre gestão dos recursos hídricos é fundamental, necessária e se faz urgente. “Me chamou muito a atenção a baixa participação de prefeitos. É fundamental o engajamento. A realidade acontece nos municípios e os encaminhamentos do que de fato precisamos fazer para ter água nos próximos anos passa pelas necessidades apresentadas por cada uma das cidades, hoje. Fica o desafio para as próximas edições do encontro”, ressaltou.

O EVENTO – Tendo como tema central Gestão da água: Responsabilidade de todos, o XXIV Encob (Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas) é realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo e do Instituto Água e Terra, com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB)..

A realização dos ENCOBs, desde 1999, tem contado com a participação dos entes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil, representantes do Poder Público, dos Usuários de recursos hídricos, ONGs, Universidades, Municípios, bem como de outros interessados no tema água, como uma oportunidade de trocar ideias, apresentar experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos e fundamentalmente, conhecer os modelos atualmente aplicados nos Estados brasileiros no que se refere ao gerenciamento das águas.

Dentro da programação, são abordados os temas: Mudanças Climáticas, Eventos Críticos e Resiliência, Uso Racional, Reuso e Inovação, Planejamento, Regulação e Financiamento, Boas Práticas, Gestão Participativa e Engajamento, enfatizando que a gestão das águas é responsabilidade de todos.