Pela primeira vez em sua história, o Projeto Experimentando Diferenças, das Loterias da Caixa, vem a Piracicaba para oferecer a crianças, adolescentes e adultos a oportunidade de experimentar as dificuldades e o sentimento de superação semelhantes aos vividos por um atleta paraolímpico. O projeto estará disponível durante a 33ª Festa das Nações de Piracicaba, de 11 a 15 de maio, no Engenho Central, onde os visitantes poderão simular, por exemplo, uma corrida em cadeira de rodas, e comparar os seus resultados aos registrados em provas olímpicas.
Para execução do projeto, será montada no Barracão 14 do Engenho Central uma arena com mais de 180m2 para experimentação dos esportes adaptados. Criado em 2013, o Experimentando Diferenças vem realizando o sonho de promover a inclusão das pessoas com deficiências, divulgar a importância dos esportes adaptados e das histórias de superação desses atletas, e de conquistar uma torcida forte e calorosa para as Paralimpíadas Rio 2016, disputadas de 07 a 18 de setembro de 2016 no Brasil.
De forma inédita na Festa das Nações, o público vivenciará cinco modalidades esportivas, e sentirá na pele as mesmas emoções de um paratleta. Monitores do projeto auxiliarão o público a jogar futebol com os olhos vendados (utilizando uma bola sonora), a jogar basquete, bocha desportiva e praticar corrida em cadeira de rodas, além de participar de games com simulação virtual sobre a temática dos esportes adaptados.
A iniciativa tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro e o patrocínio exclusivo da Caixa Loterias, e é uma atividade para adultos e crianças. Somente em 2015, as Loterais Caixa investiram mais de R$ 1 bilhão no esporte brasileiro.
VISITAS – A participação no projeto Experimentando Diferenças é gratuita. Para proporcionar às crianças e adolescentes de Piracicaba a possibilidade de realização de excursões escolares ou mesmo visitas isoladas, nos dias 12 e 13 de maio de 2016 (quinta e sexta-feira), o projeto funcionará também no período diurno (fora do horário da Festa das Nações), das 10h às 16h, com acesso exclusivo ao Engenho Central para os visitantes do Projeto Experimentando Diferenças.
A superintendente regional da Caixa, Cecília Helena Bomfim, conta que foi possível viabilizar o projeto em Piracicaba devido à sua aderência à finalidade social da Festa das Nações. “Boa parte das entidades participantes da festa trabalham com pessoas com deficiências, então nada melhor que os visitantes do evento também experimentem as sensações dos esportes adaptados. Assim, qualquer pessoa poderá sentir na pele os desafios e a superação vivenciadas pelas pessoas com deficiência, o que sem dúvida é algo enriquecedor para a educação de nossas crianças e jovens”, considera Cecília.
O projeto já percorreu 20 cidades, em 30 etapas diferentes. Em todo o Brasil, mais de 140 mil pessoas já aceitaram o desafio de “entrar na pele” de uma pessoa com deficiência ao praticar esportes.
SERVIÇO – Experimentando Diferenças. No Engenho Central, avenida Maurice Allain, s/nº, Piracicaba/SP. Na Festa das Nações, de 11 a 15 de maio. Mais informações: (19) 2106-9800 / 9815 www.experimentandodiferencas.com.br.