Livro ‘Paixão de Cristo, Paixão de Piracicaba’ narra os 25 anos do espetáculo
Muitas das histórias que envolvem os 25 anos de apresentações ininterruptas da encenação Paixão de Cristo de Piracicaba estão em um livro que será lançado, em grande estilo, no próximo dia 16 de agosto, às 19h30, no Teatro Erotides de Campos.
Escrito por Maria Teresa Silva Martins de Carvalho, o livro ‘Paixão de Cristo, Paixão de Piracicaba’ foi idealizado pela Associação Cultural e Teatral Guarantã. Com projeto iniciado em 2012, a obra é resultado de uma pesquisa histórica desenvolvida por Adelino Oliveira, Raul Rozados, Marcos Thadeus e pela autora.
“Nos baseamos na metodologia da historiografia francesa, utilizando os relatos e os documentos para produzir um livro de literatura que, ao mesmo tempo, é um livro de arte, para ter sempre à mão”, comenta Maria Teresa, que é assistente social judiciário. Sobre a coletividade da obra, ela conta que se reuniu com membros do Grupo Guarantã para leituras. “Procuramos uma participação democrática, como é o perfil da associação”, enfatiza.
A versão escrita de um dos maiores espetáculos do Brasil neste gênero será publicada pela Editora Giostri e traz um resgate histórico por meio de documentos e relatos de quem fez e ainda faz parte de uma das mais consagradas montagens ao ar livre do País, com fotos dos bastidores dos espetáculos. Também conta com uma linha do tempo e matérias jornalísticas gentilmente cedidas pelo Jornal de Piracicaba.
“O livro é uma obra importante para destacar os benefícios culturais que o Guarantã trouxe para a cidade, ressaltando o espírito jovem que marca toda a trajetória dessa Associação, no sentido de ousadia e criatividade para superar as dificuldades”, explica Adelino Oliveira, que é doutor em Filosofia, mestre em Ciências da Religião.
O diretor de produção do espetáculo, Marcos Thadeus, é coordenador editorial do livro e também foi o responsável por inscrever o projeto na Lei Rouanet do Ministério da Cultura, a fim de captar recursos para revisão, diagramação e impressão de 3 mil unidades, que serão distribuídos às bibliotecas municipais do estado de São Paulo e associações culturais.
Serviço – Mais informações sobre a Associação Cultural e Teatral Guarantã pelo telefone 3413.7888, e-mail guaranta@guaranta.org.br / paixaodecristo@guaranta.org.br, site www.guaranta.org.br e Facebook facebook.com/guaranta.associacao
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa Associação Cultural e Teatral Guarantã
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
(19) 3302.0100
Twitter: @Engenho_Noticia
Facebook: Engenho da Notícia
