Será realizada nesta sexta-feira (5), das 17h às 18h, a live "Um Diálogo sobre as Áreas Protegidas na Região de Piracicaba". O evento – que será transmitido pelo Facebook – vai contar com a participação do secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, José Otávio Menten, do ambientalista Cláudio Maretti, que é ex-presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ex-superintendente do World Wildlife Fund Brasil (WWF), e de João Marcelo Elias, gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) e da Estação Ecológica (ESEC) Barreiro Rico, ambas da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo.
A live será transmitida pela página do Facebook que é mantida pelo presidente do Instituto Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Warwick Manfrinato, engenheiro agrônomo que será o moderador da jornada virtual. O link para acompanhar a live é o facebook.com/warwick.manfrinato
"As áreas protegidas são e serão cada vez mais importantes para termos uma vida saudável. É fundamental que sejam bem cuidadas e disponibilizadas para a população usufrui-las de forma apropriada", declara o secretário Menten.
O Horto de Tupi, salienta o secretário, é um exemplo dessa importância, tanto que a Prefeitura de Piracicaba tem desenvolvido ações para aproximá-lo das pessoas. "Outras áreas também estão à disposição da população, como o Parque da Rua do Porto, enquanto que algumas têm que ficar mais populares, como a Estação Ecológica de Ibicatu, e outras estão sendo construídas, a exemplo do Jardim Botânico", lista Menten.
As áreas protegidas são um patrimônio das pessoas e do país e têm um papel muito importante na saúde de uma região, das cidades e dos cidadãos, observa Manfrinato.
No encontro virtual será discutida a importância das áreas protegidas, como a população pode fazer uso das mesmas, quais são os problemas e como a sociedade e o poder público local trabalham esse assunto.
"Nesta live vamos conversar com algumas pessoas que trabalham diretamente em áreas protegidas públicas e também ajudam proprietários rurais a conservar e dar destino adequado para suas florestas conservadas", explica o moderador, que também vai atender perguntas dos internautas.