O grupo que coordena a Simapira (Semana Integrada de Meio Ambiente de Piracicaba) promove amanhã, quinta-feira, 10/06, às 19h, live sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos como Ferramenta de Gestão, especificamente sobre o artigo 20 da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Para discutir o tema foram convidadas as especialistas Adriana Nolasco, professora especialista em resíduos sólidos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP); Celise Romanini, especialista em gerenciamento de resíduos e chefe da Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema); Ana Maria Meira, coordenadora do Programa USP Recicla da Esalq/USP, e Tatiana Koroiva, analista ambiental, que será a mediadora.
A apresentação, em parceria com o Simespi, oferece oportunidade para os gestores públicos mostrarem as legislações nacionais que devem ser cumpridas pelo poder público municipal, empresas e cidadãos.
A chefe do Departamento de Resíduos Sólidos da Sedema, Celise Romanini, explica que "é preciso deixar claro que o poder público municipal não é responsável por nenhum tipo de resíduo gerado pelas empresas, indústrias ou grandes geradores de resíduos, mas sim, por criar instrumentos legais para atender à política nacional de resíduos sólidos, fiscalizar e penalizar quem descumprir a lei”.
A responsabilidade do poder público municipal é somente dos resíduos de limpeza pública e similares, os demais são responsabilidades dos seus geradores.
O cidadão deve destinar corretamente seus resíduos para coleta seletiva, assim como os de logística reversa, pilhas, lâmpadas fluorescentes, eletrônicos, que precisam retornar aos locais de compra ou aos pontos pré-estabelecidos para coleta destes resíduos.
Gestão dos resíduos sólidos é responsabilidade de todos – Foto: Arquivo CCS
SERVIÇO – Para participar da live, acesse:
https://zoom.us/j/99572958593?pwd=RzVIU2JWNU1hNS8vUmcrTmxIZFBtZz09
ID da reunião: 995 7295 8593 Senha de acesso: 821652