{mosimage}Foi em frente ao Casarão do Turismo, um dos locais contemplados na I etapa do projeto Beira-Rio, que o prefeito Barjas Negri, Sérgio Hornink, executivo do Piracicaba 2010 e o gerente executivo da Petrobrás, Wilson Santarosa, que representou o presidente da Petrobrás, Dr. José Sérgio Gabrielli de Azevedo, celebraram assinatura do contrato, cujo a verba liberada pela estatal foi de R$ 2 milhões,destinadas à continuidade da 2ª fase – II etapa do Projeto Beira-Rio, já iniciadas pela administração, que investiu R$ 600 mil.O projeto, elaborado por engenheiros e arquitetos do Ipplap ( Instituto de Planejamento e Pesquisa) explana a remodelação de um trecho com 500 metros, entre as Ruas Rangel Pestana e Moraes Barros. A verba é repassada ao Pira 2010, que se responsabiliza pela prestação de contas junto à Petrobrás, conforme ocorre desde a etapa anterior. À Prefeitura é delegada a fiscalização de obras, recursos técnicos e humanos, elaboração de projetos, além das licitações das obras. O prefeito Barjas Negri agradeceu aos representantes da estatal pela concretização do convênio que fará muito bem à cidade. " Essa verba tem suma importância para a pujança de nosso rio com a continuidade de um projeto com mais de duas décadas. Barjas lembrou que esse sonho de revitalização pertençe à todos os piracicabanos e ao meio ambiente. "Projetos como o Beira-Rio, Parque da Rua do Porto, entre outros, não são obras individualizadas de cada administração, e sim depende muito da coletividade, principalmente porque os prefeitos anteriores se mobilizaram para isso acontecer. Além disso, a geração de empregos e o aquecimento do comércio são importantes para o desenvolvimento da cidade". {mosimage}De acordo com Wilson Santarosa, gerente executivo da área de comunicação Petrobrás , a continuidade do projeto e motivo de satisfação. " A Petrobrás já atua na produção do álcool e Piracicaba é o núcleo nervoso da produção de álcool do Brasil". Santarosa lembrou que a estatal deve investir R$ 1. 200 bilhão em projetos sociais, R$ 1.300 bilhão em projetos culturais. "Nos projetos ambientais ainda não temos isso calculado, porque temos que fazer um levantamento com as comunidades junto com as nossas unidades. Tudo isso alinhado com planejamento estratégico. Há tempos temos uma nova forma de pensamento sobre o negócio sustentável. Se não cuidarmos do meio ambiente e das questões sociais da população, não teremos seres humanos para consumir o que nossa empresas produzem, portanto, sustentabilidade siginifica qualidade de vida". Ele finalizou seu discurso com a seguinte mensagem."Piracicaba não poderá perder sua vocação de liderar a produção do álcool, um combustível limpo".Secretário de Assuntos Jurídicos, Pira-2010, Elcio Rodrigues Filho, disse que a conquista para a cidade é o principal objetivo. " Nós estamos empenhados no alinhamento de tudo que será feito. A relação entre Pira 2010 e Prefeitura é de extrema importância para o bom andamento do projeto". Ele disse também que a parceria com a Petrobrás representa a conquista para concretização dos planos da Agenda 21 de Piracicaba, resultado do esforço coletivo para transformar Piracicaba "em uma cidade modelo de desenvolvimento sustentável para o Brasil e um excelente lugar para se viver. A Petrobrás, atualmente é a Estatal da energia, nós cuidamos da ‘beirada’ do rio, no cuidado das águas e com isso, produzindo energia".Os arquitetos do Ipplap Caio Tabajara Esteves Lima, Estevam Vanali Otero e a engenheira, Maria Beatriz Cilotto Dias de Souza, explicam que a continuidade da 2ª fase – II etapa Beira-Rio, contempla o lado oposto da margem do rio e, compreende na reforma do Largo dos Pescadores com ampliação da praça, na remodelação viária na avenida Beira Rio, que inclui o alargamento de calçadas, transformação da Avenida Beira Rio em mão única, que terá a construção de um "Trafic Calming", espécie de plataforma acoplada a via, com função de reduzir velocidade e gerar espaço ao público, principalmente nos eventos realizados no Largo. O projeto também prevê impltação de galerias, para receber água desde a rua Antonio Corrêa Barbosa, além da drenagem e pavimentação asfaltica em alguns trechos, com atendimento de normas de acessibilidade, aprovação do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Artistico e Cultural) e DEPRN (Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais),cuja a estrutura será desenvolvida para atender principalmente os pedestres.