Léo ganha um cenário novo para reinar no Zoológico de Piracicaba
Léo, o leão do Zoológico de Piracicaba – espaço mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) –, ganhou recinto novo. Há dois meses a construtora GAG reforça as portas, grades e telas do local para maior segurança. A surpresa está na ambientação: decoração e cenário de savana para que o animal seja visto como se estivesse em seu habitat natural
Um painel, elaborado pelo artista piracicabano Cláudio Cardoso de Almeida, pega toda a extensão do muro do fundo. Ele refez também a decoração do recinto, usando pedras revestidas com cimento e areia para criar relevos, cobertos com textura em acrílica e resina para proteção final. 
Léo chegou a Piracicaba em maio do ano passado, coincidentemente com o mesmo nome do seu antecessor, morto em 2014, aos 21 anos e 10 meses de idade, por causas naturais. Idade considerada avançada para um animal da espécie, que costuma viver até 22 anos em cativeiro e 20 anos em vida livre.
O novo Léo está com 14 anos e veio do Zoológico Municipal de Salvador, Bahia. De acordo com as técnicas do Zoológico de Piracicaba, Camilla Xavier Mendes Mancini e Paula Cendrowicz Matias, a reforma do recinto, além de deixá-lo mais aconchegante para o animal também será um atrativo maior para as crianças que o visitam.
