A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran) divulgou nesta semana laudos do Inmetro (Instituto Nacional d Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e ainda do Tribunal de Contas do Estado (TCE) – Unidade Regional de Araras sobre a eficiência dos 21 radares instalados na cidade. A informação é do secretário Paulo Prates, enfatizando que estes laudos são anuais.

Os laudos, expedidos pelo Inmetro, comprovam a eficiência no desempenho dos 21 radares: 04 de velocidade, 10 de avanço de semáforo, 01 de parada sobre faixa, 02 lombadas eletrônicas e 04 de identificação de eixos. Os radares “fiscalizam” 45 faixas de rolamento em ruas e avenidas. “Todos estão aferidos e com aprovação do Inmetro” disse Paulo.

O secretário Paulo Prates explicou também que, anualmente, a Semuttran pede esta aferição, para que não paire dúvidas do funcionamento dos equipamentos. Sobre as críticas de que a cidade tem uma indústria de multas, Paulo discorda veementemente e diz “infelizmente, na cidade temos sim ‘uma indústria de motoristas’ que não respeitam as regras de trânsito e colocam suas vidas e das outras pessoas em risco”.

Prates destacou que, a Semuttran não tem uma política voltada à arrecadação de recursos com multa. A Secretaria tem que atuar os motoristas infratores, porque desrespeitam as regras de trânsito e só com multa se pode evitar o pior, como os acidentes provocados pelo excesso de velocidade etc.

Paralelamente às autuações, a Secretaria vem atuam fortemente em campanhas de trânsito, seja em rádios, com informes institucionais, e no CIET voltado às crianças de 5 a 10 anos. Prates disse que “apostamos numa mudança de conscientização, trabalhando com as crianças. Os adultos somente atuando.