Resultado da parceria da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), com a produtora Euromerko e Raizen, desde ontem (21),vem sendo realizado um experimento com o produto OXNIX, na estrada PIR-011w.

Na manhã de hoje (22), o prefeito Gabriel Ferrato esteve no local, juntamente com o titular da Agricultura, Waldemar Gimenez e os vereadores João Manoel dos Santos, Gilmar Rota e José Aparecido Longatto, além de técnicos, acompanhado os trabalho da implantação do produto OXNIX na estrada.

A operação está acontecendo em meia pista e deverá prosseguir até a próxima quarta-feira (28), no trecho de aproximadamente 850 metros, partindo da ponte do Canal Torto em direção à SP-304.

O prefeito Gabriel Ferrato destacou que Piracicaba tem sido laboratório de experiências que contribuem para a melhoria do bem estar das pessoas, como o experimento com o mosquito da dengue, que tem tido ótimos resultados. Destacou que o município é privilegiado por ter uma extensa zona rural, com mais de 2.500 quilômetros de etradas rurais, que exige um trabalho permanente de conservação e melhorias.Destacou que esta experiência tecnológica testada pela Sema, propõe estabilizar o solo, por um período longo de cinco anos e, com isso, em período de seca, diminuir significativamente a poeira, que é motivo de reclamações frequentes dos moradores.”É um teste piloto e temos que aguardar os resultados.Temos que acompanhar à médio prazo e depois, verificar se economicamente é viável”, finalizou o prefeito.

O engenheiro Cesár Augusto Pinheiro, da Copra, empresa que desenvolve o produto OXNIX, explicou que se trata de um estabilizante de solo, a ideia é sempre aproveitar o solo local, no caso uma estrada rural, adicionando este produto junto com seu reagente, que pode ser cal ou sulfato de alumínio.”Cria- se uma camada de 15 a 20 centímentros e, depois de executada a aplicação, com grade de disco misturando os produtos, compactação com rolo pé de carneiro e dando o acabamento com a patrol, pode ou não colocar um revestimento asfáltico. Neste caso do teste, ficará aberto, uma espécie de perinização.Ou seja, vai tratar esta camada de solo que ficará por cinco anos estável . Isto por que se trata de um impermiabilizante, que veda a ação da água sobre o solo, que é o grande inimigo do pavimento”.

De acordo com o secretário da Agricultura, Waldemar Gimenez, Piracicaba é pioneira nesta experiência.O foco principal da iniciativa,além da impermeabilização do solo , é proporcionar melhorias nas condições da estrada e diminuir significamente a poeira existente. A ação é justificada pelo fato de no local, trafegarem uma média de 300 caminhões/dia principalmente de cana e eucalipto, o que resulta na formação de muita poeira.

Pela parceria, a Raizen fornecerá aproximadamente 60 tonelada de cal e alguns equipamentos como: trator,grades,tanque de água,rolo liso,etc. Já a Sema irá disponibilizar motoniveladora,carregadeira,retro escavadeira, rolo pé de carneiro,caminhão tanque,grade aradora e niveladora.