Na ultima terça-feira (16) foram entregues kits para os atletas do Centro de Excelência Esportivas em Atletismo de Piracicaba. O material de treinamento, entregue pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Federação Paulista de Atletismo, tem um par de tênis, um par de sapatilhas e camisa do projeto. Além do kit, os atletas receberam passes de ônibus que irão garantir a ida aos treinamentos e participação em competições. A entrega aconteceu na pista de atletismo do Estádio Municipal Barão de Serra Negra.

O Projeto Centro de Excelência Esportiva, do Governo do Estado, tem como objetivo proporcionar aos atletas de talento treinamento de alto rendimento, credenciando-os para competições estaduais, nacionais e internacionais – inclusive olímpicas. Antigo Projeto Futuro, há 20 anos esse trabalho vem sendo desenvolvido. Atualmente, o projeto está com cara e idéias inovadoras, buscando descentralizar os centros de excelência. Hoje são cinco cidades que abrigam os treinamentos de alto rendimento do atletismo: Piracicaba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas e Sertãozinho.

O centro de excelência piracicabano conta com o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam). Além de disponibilizar treinadores altamente capacitados, oferece locais de treinamento adequados e dá todo suporte necessário. Outro parceiro do projeto é a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), disponibilizando assistência técnica, como nutricionistas e fisioterapeutas.

Os treinamentos acontecem de segunda a sexta-feira em dois períodos (matutino e vespertino), na pista de atletismo do Estádio Municipal Barão da Serra Negra e pista sintética do SESI, considerada uma das melhores do Brasil. O grupo que treina em Piracicaba é composto por 32 atletas, sendo grupo A de formação/iniciação; grupo B de especialização, com jovens entre 14 a 17 anos; e C de competição de alto nível, para atletas entre 18 a 22 anos.

O secretario de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Pedro Mello, ressaltou que a parceria entre estado e município vem trazer atletas que possam se aprimorar e formar futuros campeões. “Ter o centro de excelência em Piracicaba é extremamente diferenciado. Muitas cidades brigam para ter um centro como este. Nossos atletas, pré-qualificados com idade entre 12 e 18 anos, já estão desapontando nas competições. O trabalho agora também está voltado à preparação para as olimpíadas de 2012 e 2016.”

O técnico Mário Leme fez questão de elogiar e agradecer o projeto e seus idealizadores. “O programa amplia as perspectivas de um trabalho sério e duradouro. Além disso, fortalece o esporte do interior e os jovens esportistas, que podem contar com orientação técnica, alimentação, material esportivo e transporte interno para os treinos.” Segundo o professor, os últimos meses foram marcados por mudanças profundas no núcleo de Piracicaba. “Temos o apoio da Prefeitura, que disponibilizou verba para a equipe principal e terminou a construção da pista olímpica, além da ajuda do SESI e Unimep. A administração municipal está trabalhando com seriedade, honrando seus compromissos, inclusive os financeiros. Nossos alunos têm bolsa integral na faculdade. Aqui temos uma estrutura completa”, explicou.

Silvio Lisboa, representando Antonio Carlos de Arruda Leite, da Inspetoria Regional da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (Selt), afirmou que “Piracicaba está sendo bem vista pelo coordenador de esportes Nelson Gil de Oliveira, que está satisfeito com o desempenho da cidade”.