Portal do Município de Piracicaba

Karateca de Piracicaba é prata nos Jogos Pan-Americanos Júnior

Por CCS / Publicado em 22/08/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.
A imagem mostra quatro mulheres em um pódio, segurando medalhas e troféus. Da esquerda para a direita, a primeira mulher, com a pele mais clara, veste um agasalho azul com detalhes verdes e pretos, ostenta uma medalha de prata e um troféu com a figura de um gato. A segunda mulher, com a pele mais clara, veste um agasalho amarelo com detalhes azuis e pretos, exibindo uma medalha de ouro e um troféu semelhante. A terceira mulher, com a pele mais clara, usa um agasalho vermelho e calças de compressão azuis escuras, segurando uma medalha de bronze e um troféu de gato. A quarta mulher, com a pele mais escura, veste um agasalho vermelho com a escrita "USA" e calças de agasalho azuis, também segurando uma medalha de bronze e um troféu de gato. Todas as mulheres sorriem para a câmera, demonstrando satisfação com suas conquistas. O pódio é roxo e há letras desfocadas ao fundo.
Bárbara (primeira à esquerda) no pódio dos Jogos Panamericanos Júnior

Bárbara Borges foi única representante do Estado de São Paulo na competição

A karateca Bárbara Borges, da equipe Piracicaba/Sport Way/Dojo Kai, conquistou a medalha de prata, esta quinta-feira, 21/08, nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025. A competição que está sendo realizada em Assunção, no Paraguai, reúne cerca de 4.000 atletas, com até 23 anos, de 41 países. No total, são 42 modalidades em disputa.

Em seu primeiro combate, Bárbara que competiu no kumite (luta), categoria sub-21 (+68kg), derrotou uma atleta do Paraguai por 10 a 1. Em seguida, enfrentou uma norte-americana (empate por 0 a 0) e venceu uma colombiana por 4 a 2. Na semifinal, a karateca brasileira venceu uma chilena por 3 a 2. Mas, na final, acabou sendo derrotada por uma atleta do Equador por 1 a 0. Bárbara foi única representante do Estado de São Paulo na competição.

A jovem sorri radiante para a câmera, exibindo uma medalha de prata pendurada em seu pescoço. Ela veste uma jaqueta azul com o emblema do Brasil no lado direito do peito. A medalha, com um cordão roxo e rosa, ostenta as inscrições "PSU" e "JOGOS PANAMERICANOS JUNIOR ASUNCIÓN 2029". O fundo da imagem é um tom suave de lilás.
Karateca Bárbara Borges com a medalha de prata dos Jogos Pan-Americanos Júnior

Diego Spigolon, treinador de Bárbara, comemorou a conquista. “Ela estava muito bem preparada e conseguiu mostrar todo seu talento. Infelizmente, a vaga para os Jogos Panamericanos de Lima, no Peru, em 2027, não foi conquistada, já que apenas a campeã de cada categoria garantia vaga direta. De qualquer forma, ela seguirá trabalhando forte para buscar a classificação”, ressaltou Spigolon.

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Roger Carneiro, ressaltou a conquista da atleta. “Bárbara mostrou todo seu talento e levou o nome de Piracicaba nessa importante competição que reúne os melhores atletas panamericanos. Parabéns pela conquista”, enalteceu o secretário.

O Brasil defende o título dos Jogos Pan-Americanos Júnior que termina no sábado (23/08). Em Cali 2021, pela primeira edição, a delegação brasileira conquistou 164 medalhas no total, sendo 59 de ouro, 49 de prata e 56 de bronze.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.