Portal do Município de Piracicaba

Karateca de Piracicaba disputa Jogos Pan-Americanos Júnior

Por CCS / Publicado em 15/08/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.

Bárbara Borges será a única karateca do Estado na competição que reúne 41 países

Cerca de 4.000 atletas com até 23 anos, de 41 países, estão prontos para participar dos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, que acontecem entre os dias 15 e 18 de agosto, em Assunção, no Paraguai. Entre os competidores de 42 modalidades, Piracicaba estará representada pela karateca Bárbara Borges.

De acordo com seu treinador Diego Spigolon, apenas seis atletas do karatê nacional conquistaram classificação para competição, sendo Bárbara, da equipe Piracicaba/Sport Way/Dojo Kai, a única representante do Estado de São Paulo. “A competição é classificatória para os Jogos Panamericanos de Lima, no Peru, em 2027. Bárbara está muito bem preparada”, ressaltou Spigolon.

A imagem mostra uma mulher praticando caratê em uma competição. Ela está vestindo um kimono branco com um cinto azul, e está usando luvas azuis nas mãos e nos pés. A atleta está em pleno movimento, executando um chute alto com a perna direita, enquanto a mão esquerda está estendida para cima, em uma pose de ataque. O fundo da imagem revela uma plateia sentada em arquibancadas, com algumas pessoas em pé ao redor da área de competição. O tatame é dividido em cores azul e rosa, com demarcações que indicam as áreas de luta. A iluminação é clara, vinda de cima, possivelmente de refletores ou da luz natural de um ginásio. A expressão facial da atleta demonstra concentração e determinação.
Karateca de Piracicaba será uma das seis atletas do Brasil na disputa que reúne mais de 40 países

A atleta de Piracicaba competirá no kumite (luta), categoria sub-21, +68kg. “Bárbara terá adversárias fortes, sendo as principais rivais da Venezuela, Colômbia e Equador”, disse o treinador.

“Estamos indo com uma equipe praticamente completa, e a delegação está muito bem preparada. Mais do que desempenho de medalhas e classificar para os Jogos Pan-Americanos de 2027, esses Jogos têm um lado educacional e preparatório para os atletas que desejam viver os Jogos Americanos ou Jogos Olímpicos”, afirmou o chefe da missão Leandro Guilheiro ao site do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

O Brasil defende o título dos Jogos Pan-Americanos Júnior. Em Cali 2021, pela primeira edição, a delegação brasileira conquistou 164 medalhas no total, sendo 59 de ouro, 49 de prata e 56 de bronze.

Na imagem, uma jovem atleta sorri orgulhosamente enquanto segura uma medalha. Ela veste um agasalho verde com detalhes amarelos e calças pretas, ambos adornados com o emblema da Confederação Brasileira de Karatê (CBK). Ao lado dela, um homem de terno azul, com uma gravata preta, aponta para a medalha, compartilhando o momento de celebração. O fundo sugere um ambiente de competição, possivelmente um campeonato de karatê, com um logotipo circular em vermelho e branco ao fundo.
Bárbara ao lado treinador Diego Spigolon. Competição reunirá cerca de quatro mil atletas.

Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.