Karateca de Piracicaba disputa Jogos Pan-Americanos Júnior
Bárbara Borges será a única karateca do Estado na competição que reúne 41 países
Cerca de 4.000 atletas com até 23 anos, de 41 países, estão prontos para participar dos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, que acontecem entre os dias 15 e 18 de agosto, em Assunção, no Paraguai. Entre os competidores de 42 modalidades, Piracicaba estará representada pela karateca Bárbara Borges.
De acordo com seu treinador Diego Spigolon, apenas seis atletas do karatê nacional conquistaram classificação para competição, sendo Bárbara, da equipe Piracicaba/Sport Way/Dojo Kai, a única representante do Estado de São Paulo. “A competição é classificatória para os Jogos Panamericanos de Lima, no Peru, em 2027. Bárbara está muito bem preparada”, ressaltou Spigolon.

A atleta de Piracicaba competirá no kumite (luta), categoria sub-21, +68kg. “Bárbara terá adversárias fortes, sendo as principais rivais da Venezuela, Colômbia e Equador”, disse o treinador.
“Estamos indo com uma equipe praticamente completa, e a delegação está muito bem preparada. Mais do que desempenho de medalhas e classificar para os Jogos Pan-Americanos de 2027, esses Jogos têm um lado educacional e preparatório para os atletas que desejam viver os Jogos Americanos ou Jogos Olímpicos”, afirmou o chefe da missão Leandro Guilheiro ao site do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).
O Brasil defende o título dos Jogos Pan-Americanos Júnior. Em Cali 2021, pela primeira edição, a delegação brasileira conquistou 164 medalhas no total, sendo 59 de ouro, 49 de prata e 56 de bronze.

