“Juventude em Pauta” reúne centenas de pessoas no anfiteatro
{mosimage}Na manhã de hoje (1º), no anfiteatro do Centro Cívico, centenas de pessoas entre jovens ligados a ONGs, igrejas, movimentos culturais, grupos de hip hop e de skate, estudantes, professores e diretores de escolas estaduais e particulares participaram do Projeto Rede de Debates “Juventude em Pauta”, numa realização da Coordenadoria Municipal da Juventude.
O encontro contou com a participação do Prefeito Barjas Negri, o Secretario Municipal de Governo, Luis Nelson Scarpari, o diretor do Centro de Comunicação Social, Miromar Rosa, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Paulo Spolidoro e da Coordenadoria da Juventude, Patrik dos Santos. No evento, o prefeito Barjas Negri solicitou aos jovens que façam críticas construtivas e {mosimage}principalmente, que dêem sugestões para a Prefeitura, para que possa desenvolver projetos que contemplem seus anseios, enquanto cidadãos. Para exemplificar a importância da participação da população junto ao poder público, citou algumas das várias obras executadas no município, decorrentes de reivindicação feitas em audiências públicas.
Na oportunidade citou também vários programas municipais disponíveis para os jovens nas áreas de saúde, educação, esporte e lazer. Entre as citações enfatizou a criação do cursinho municipal gratuito, que disponibiliza atualmente 200 vagas por semestre.
Conforme Patrik dos Santos, da Coordenadoria da Juventude, este projeto, criado em 2005, tem por objetivo principal realizar debates periódicos em escolas, centros, comunitários entre outros espaços, com o intuito de ampliar a participação dos jovens nas discussões do poder público e com isso democratizar as políticas públicas voltadas para este segmento da sociedade.
Patrik informou que após estes encontros são feitos relatórios das reivindicações e sugestões apresentadas. Em seguida, a Coordenadora despacha com o Prefeito Barjas Negri e posteriormente são encaminhados as secretarias municipais competentes., para avaliação da possibilidade ou não da execução dos mesmos.
