Portal do Município de Piracicaba

Júri de seleção do 52º Salão de Humor se reúne no fim de semana

2.595 trabalhos inscritos por artistas de 47 países serão analisados nos dias 19 e 20/07

Por CCS / Publicado em 17/07/2025
Tempo de leitura: 7 minutos.
A imagem é uma ilustração que retrata os efeitos das mudanças climáticas. Ela mostra uma família em cima de um caminhão marcado com a frase "Mudanças Climáticas", rodeada por uma paisagem inundada. Há móveis e objetos flutuando na água, e casas estão submersas. A cena sugere a destruição e o deslocamento causados por eventos climáticos extremos. O estilo da ilustração é caricatural, com cores vibrantes, principalmente tons de amarelo e marrom, que reforçam a ideia de inundação e calor. A imagem transmite uma mensagem de alerta sobre a urgência de se enfrentar as mudanças climáticas.
Sérgio Ribeiro Lemos – Brasil – Charge

Com 2.595 obras inscritas por 433 artistas de 47 países, o 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba entra em sua fase decisiva neste fim de semana. Realizado anualmente pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico), o evento reúne, nos dias 19 e 20/07, no Hotel Nacional Inn Piracicaba, o júri de seleção responsável por escolher as criações que irão compor a mostra principal de um dos principais eventos de humor gráfico do mundo.

A imagem é um desenho a lápis colorido de Jimi Hendrix, o icônico guitarrista. O estilo é caricatural, com a cabeça de Hendrix desproporcionalmente grande em relação ao corpo, que é parcialmente visível segurando uma guitarra. Seu cabelo afro volumoso é representado com traços finos e curtos, em tons de roxo e preto. A pele é bem detalhada, com tons castanhos e sombras que dão profundidade. Seus lábios são proeminentes e sua expressão é séria, quase pensativa. A guitarra que ele segura é uma Fender Stratocaster, aparentemente personalizada, com desenhos e cores vibrantes, incluindo corações, flores e pássaros estilizados. Chamas laranja e amarelas são representadas ao redor da guitarra, sugerindo energia e paixão. As mãos de Hendrix são visíveis, segurando o braço e o corpo da guitarra, com detalhes nas unhas e anéis. A assinatura do artista está discretamente presente no canto inferior direito. O fundo é um tom bege claro, neutro, que contrasta com as cores vibrantes da guitarra e do cabelo de Hendrix. O desenho demonstra habilidade técnica, com traços precisos e uma variedade de texturas. O uso do lápis colorido permite uma gama de tons e nuances, criando um efeito realista apesar do estilo caricatural.
Eduardo Baptistão – Brasil – Caricatura
A imagem mostra uma escultura de um homem com óculos escuros, bigode e uma cruz dourada. Ele está vestindo uma jaqueta azul e uma camisa vermelha. Ele está segurando um microfone e parece estar cantando. A escultura está em cima de uma base quadrada com uma pintura de uma estrada. O fundo é uma parede branca com uma porta de madeira e um extintor de incêndio. Há também um sofá preto na imagem. A escultura é feita de um material que parece argila ou massa de modelar. Os detalhes são bem feitos e a escultura é muito expressiva. Parece ser uma obra de arte única e criativa.
José Rico – Autor Synnove Hilkner – Brasil

O júri de seleção é composto por sete profissionais com trajetórias nas artes visuais, comunicação e cultura: o grafiteiro piracicabano Diógenes Moura, a idealizadora da PerifaCon Andreza Delgado, a jornalista e radialista Adriana Passari, o cartunista Caco Galhardo, a jornalista ambiental da TV Cultura Laís Duarte, o roteirista e editor Raphael Fernandes e o caricaturista Dodô Vieira.

A imagem mostra uma variedade de esculturas e artes em uma mesa. Há uma escultura de papel machê de um homem idoso sentado em uma cadeira, uma representação de um sistema solar com um busto de Donald Trump como o sol, uma escultura de metal que parece um músico com um guarda-chuva, e várias outras figuras menores, incluindo uma que parece ser uma representação de Madonna. As esculturas são vibrantes e coloridas, com estilos e materiais variados. A mesa parece estar em um ambiente de exibição ou concurso, sugerido pela presença de um número "10" em uma placa próxima a uma das esculturas. O fundo é uma parede simples e clara.
A categoria escultura também será analisada pelo júri neste final de semana.
A imagem mostra duas figuras um médico e um paciente em consulta no espaço. A figura de um boneco rosa mostra medo ao ter o seu cordão umbilical cortado por uma figura homem vestido de azul que segura em sua mão direita uma tesoura.
Guilherme Nogueira Mendes De Oliveira (Norgliz) – Brasil – Cartum

“O Salão de Humor reafirma o papel de Piracicaba como referência mundial no humor gráfico. A diversidade e a qualidade das obras inscritas mostram como o evento continua atual, provocativo e conectado com os grandes temas do nosso tempo”, destaca Carlos Beltrame, secretário de Cultura.

Diógenes Moura é artista visual e professor, formado em Artes Visuais pela Faculdade de Administração e Artes de Limeira. Atua com grafite, ilustração digital e pintura, com trabalhos expostos em diversas cidades do Brasil, além de participação em curadorias coletivas e projetos autorais. Dodô Vieira é caricaturista e cartunista com trajetória reconhecida em salões de humor, incluindo prêmios no próprio Salão de Piracicaba. Já realizou diversas exposições e atua com ilustração ao vivo e facilitação gráfica em eventos por todo o país.

Adriana Passari é jornalista com passagens pela TV Beira Rio, Rádio Onda Livre e Rádio Educativa FM. Atua há mais de duas décadas como repórter, apresentadora e assessora de imprensa em Piracicaba. Caco Galhardo é cartunista e roteirista, com trabalhos publicados na Folha de S. Paulo desde 1997. É autor de livros, peças teatrais e roteiros para cinema e TV, além de já ter participado de exposições nacionais e internacionais.

Laís Duarte é jornalista da TV Cultura, especializada em meio ambiente. Foi correspondente em Washington, vencedora de bolsas do Pulitzer Center e autora de livros sobre a Amazônia e o Rio Negro. Cobre tragédias climáticas e temas socioambientais há mais de 15 anos. Raphael Fernandes é editor e roteirista de quadrinhos, com passagem pela revista MAD e premiado com diversos HQMix. É responsável pela linha editorial da Editora Draco e atua com oficinas e projetos transmídia.

Andreza Delgado é curadora, produtora cultural, escritora e diretora criativa. Cofundadora da PerifaCon, foi reconhecida pela BBC como uma das 100 mulheres mais inspiradoras do mundo e atua em projetos voltados à cultura pop e periférica. De volta ao júri do Salão de Humor, ela destaca a força da diversidade presente nas obras. “Integrar esse time novamente é uma experiência potente. Pela minha trajetória na PerifaCon, é inspirador ver tantos estilos, vozes e perspectivas vindas do mundo todo. O Salão mostra, de fato, o que é ser internacional”, afirma.

Durante dois dias, os jurados analisam meticulosamente obra por obra, entre trabalhos em papel e outros que foram enviados de forma virtual. As obras inscritas abordam diversos temas nas categorias cartum, charge, caricatura, tiras/HQ, escultura, saúde e temática, que neste ano é Justiça Climática.

Para o coordenador do Salão, Júnior Kadeshi, o momento da seleção é fundamental para garantir a qualidade e a diversidade da mostra. “É sempre muito especial. É quando temos um panorama real da diversidade de olhares, estilos e temas que chegam de todas as partes do mundo. Este ano, com o tema Justiça Climática, recebemos obras potentes, que refletem o papel do humor gráfico como ferramenta crítica.”

A imagem mostra três homens em pé juntos ao ar livre, em frente a uma parede de pedra e árvores frondosas. O homem da esquerda está usando uma camiseta preta com uma imagem de E.T. O homem do meio veste uma camiseta cinza com o logo de Star Wars. O homem da direita usa uma camisa xadrez azul e preta. Todos os três homens parecem estar sorrindo e se abraçando. O cenário é um ambiente externo, possivelmente um parque ou jardim, com uma escada de pedra visível ao fundo à esquerda. A iluminação sugere que a foto foi tirada durante o dia. A composição da foto é simples, com os três homens como foco principal, e o fundo desfocado, mas ainda visível. A imagem transmite uma sensação de camaradagem e amizade entre os três indivíduos.
O coordenador Junior Kadeshi, Luccas Longo Presidente do Salão, e o Secretario de Cultura Carlos Beltrame

O presidente da edição 2025 do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Luccas Longo, comenta o tema da categoria temática: “A justiça climática relaciona desigualdade social e impacto ambiental. Ao propor esse debate, o Salão mostra seu  papel como espaço de reflexão crítica por meio da arte.”

A abertura oficial do 52º Salão acontece no dia 30/08, às 19h, no Armazém 14 do Engenho Central. A visitação será gratuita e segue até 02/11, de terça a domingo, das 9h às 17h.

SERVIÇO– Júri de Seleção do 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. No Hotel Nacional Inn Piracicaba, Hotel Nacional Inn Piracicaba – Rua do Rosário, 1358 – Centro. Sábado, 19/07, e domingo, 20/07 das 8h às 17h. Informações pelo telefone (19) 3403-2620 ou pelo site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.