Portal do Município de Piracicaba

Jurados se reúnem para escolher obras que farão parte do 68º Salão de Belas Artes

Por Comunicação Social / Publicado em 06/07/2023
Tempo de leitura: 4 minutos.

O júri do Salão de Belas Artes se reuniu hoje, 6/07, no hall do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, para escolher as obras que farão parte da 68ª edição do evento, realizado de forma ininterrupta desde 1955. A abertura da edição deste ano, que acontece no hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, será às 20h, do dia 28/07. A exposição fica aberta ao público de 31/07 a 1/09, com entrada gratuita. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac).

Prefeito Luciano Almeida visitou o juri do Salão de Belas Artes

Formado por Carmelo Gentil Filho, Clóvis Pescio, Patrícia Scalon, Renato Palmuti e Ronaldo Lopes, o júri analisou 107 obras que chegaram até o dia 26/06. O grupo escolheu cerca de 70 obras para a mostra, número que ainda será oficializado pela comissão do Salão.

O prefeito Luciano Almeida esteve presente para recepcionar os jurados e acompanhar um pouco do processo de seleção das obras que estarão no 68º Salão de Belas Artes.

Na primeira fase de seleção, o Salão de Belas Artes recebeu 306 inscrições, número reduzido a 107 após a análise da comissão interna do evento. Dos 89 artistas que pleiteiam lugar na 68ª edição, o Salão recebeu obras do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco.

Clovis Pescio e Carmelo Gentil fazem parte do juri de seleção do 68 Salao de Belas Artes

Como conta Ésio Pezzato, presidente do Salão, os nomes dos selecionados serão divulgados em breve. Ele elogiou o trabalho do júri. "Os profissionais são coesos e mostraram unidade, com pouca discordância entre eles para aprovar ou reprovar um determinado trabalho".

Segundo Pezzato, retratos, paisagem e natureza-morta são os temas que mais apareceram entre os trabalhos enviados ao 68º Salão de Belas Artes, com predominância das técnicas óleo sobre tela e esculturas.

Para o jurado Renato Palmuti, aquarelista de São Paulo, o material apresentado foi diverso e de qualidade. "Foi um resultado bem equilibrado e justo", ressaltou.

Patrícia Scalon, de Americana, pós-graduada em Arte e Educação, classificou como "surpreendente" o nível das obras inscritas. "São trabalhos com técnicas apuradas, que mostram que o artista teve bastante estudo. Temos uma exposição com variedades, por exemplo, diferentes formas de se pintar um rosto ou uma paisagem", destacou.

SERVIÇO – 68ª Salão de Belas Artes. No hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Abertura no dia 28/07, às 20h. Visitação de 31/07 a 1/09, com entrada gratuita.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.