Os júris de Seleção e de Premiação da 20ª edição do Salãozinho de Humor de Piracicaba tiveram início na manhã desta terça-feira, 9/08, no Engenho Central. Os jurados, a arte-educadora Érica Frasson, diretora do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, e o publicitário Maurici Scarpari, assessor da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), avaliam os 1.969 trabalhos inscritos, provenientes de alunos de 7 a 14 anos de idade de 49 escolas públicas e privadas de Piracicaba e diversas outras cidades do Brasil. O Salãozinho integra a programação oficial do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, evento realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A abertura de ambas as mostras de artes gráficas está agendada para o dia 27/08.
Érica Frasson e Maurici Scarpari são os jurados do Salãozinho de Humor deste ano
Nos 883 desenhos enviados ao Salãozinho, que se enquadram em cartum, charge, caricatura e HQ/tiras, e nas 204 esculturas inscritas, alguns dos temas abordados são meio ambiente, saúde, tecnologia, guerra e entretenimento. Há desenhos coloridos e monocromáticos, com diferentes traços. E há esculturas produzidas, inclusive, com materiais recicláveis, como caixas de papelão e rolinho de papel higiênico. Entre as cidades representadas nesta edição, além de Piracicaba, estão Belém, Búzios, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Nova Odessa e Rio Claro.
“Estamos vendo que, em relação à temática saúde, o coronavírus da Covid-19 foi o grande destaque nos trabalhos dos estudantes. E em se tratando de meio ambiente, o desmatamento é o que mais aparece. São assuntos que, de fato, devem estar em discussão na sala de aula, para que as crianças e jovens reflitam sobre o meio em que vivem”, falou a arte-educadora Érica Frasson. Escultura feita com material reciclável foi selecionada para a exposição
De acordo com os jurados, os critérios analisados nas obras para seleção e premiação são criatividade, traço e contorno, materiais utilizados, orientação/direcionamento da ideia e a piada. “Estamos falando de um Salão de Humor, então, o trabalho precisa produzir o riso. E ele tem de ser espontâneo, não pode demorar muito para acontecer ao se olhar a obra”, afirmou o publicitário Maurici Scarpari. E acrescentou. “Nosso trabalho como jurados é de lapidar talentos. Não é uma tarefa fácil, porque estamos aqui levantando discussões de como esses talentos podem ser polidos, aprimorados”, comentou.
PREMIAÇÃO – Serão conferidas no Salãozinho de Humor seis premiações ao todo, sendo troféus para o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada faixa etária, de 7 a 10 anos de idade e 11 a 14 anos. Os trabalhos premiados farão parte do acervo do Salão. A cerimônia de premiação do Salãozinho está agendada para o dia 12 de outubro, em local e horário a serem divulgados posteriormente.
SERVIÇO – Salãozinho de Humor de Piracicaba. Abertura: dia 27 de agosto, no armazém 14 do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2615 e www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br