Jurados analisaram 86 obras

O júri de premiação e seleção do 52º SAC (Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba), formado por Luciana Ribeiro, Claudinei Roberto e Sylvia Furegatti, se reuniu hoje, segunda-feira, 27/11, no Armazém 14 no Parque do Engenho Central, para definir as obras que serão expostas no local a partir de 15 de dezembro, data da inauguração oficial do Salão. Foram definidas, ainda, as obras premiadas e os artistas que farão leitura de portfólio no dia seguinte à inauguração do 52º SAC, em 16/12, às 9h, também no Armazém 14. O 52º SAC, realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), acontecerá no Engenho Central, no período de 15 de dezembro de 2023 a 04 de fevereiro de 2024, com entrada gratuita.

Esta foi a segunda fase da seleção do 52º SAC. Anteriormente, no dia 28/10, os jurados se reuniram na sede da Semac, quando analisaram apenas fotos das obras. Foram 86 obras, de 30 artistas, que passaram para a segunda fase, dentro de um universo de 428 trabalhos recebidos, oriundos de 47 cidades, de 11 estados do Brasil.

Para o jurado Claudinei Roberto, este será um salão de retomada – o SAC não aconteceu durante a pandemia – e recheado de obras de qualidade. “Não foi simples chegar neste resultado, mas será uma exposição muito dinâmica e representativa de um momento, com diversidade de técnicas e linguagens”, comentou.

O 52° SAC ofertará dois prêmios aquisitivos: o Prêmio Prefeitura do Município de Piracicaba e o Prêmio Câmara de Vereadores de Piracicaba, ambos no valor de R$ 17 mil (haverá a incidência de impostos neste montante).

O salão poderá, ainda, conferir até três Prêmios Especiais de Leitura Pública e Análise de Portfólios. O prêmio consiste no convite feito ao artista para apresentar sua história artística, currículo e/ou processo de criação de seus trabalhos.

HOMENAGEM – Este ano, o SAC fará homenagem a Ermelindo Nardin, o idealizador do salão, que morreu aos 83 anos no último dia 7/07. Nardin foi cartunista, chargista, ilustrador, músico e professor, conhecido pela sua inteligência e irreverência. Por meio do SAC, foi responsável por destacar para o mundo importantes nomes da arte contemporânea brasileira.