Jupiá tem novo prédio para varejão e centro social
O prefeito Gabriel Ferrato e o secretário da Agricultura e Abastecimento (Sema), Waldemar Gimenez, participaram da cerimônia de entrega do novo prédio onde funcionará o Varejão e Centro Social Jupiá Saul Gomes de Oliveira, na manhã de hoje, 12/04. O equipamento, que fica na rua dos Mandis, recebeu a bênção do padre Luiz Carlos Martins, da paróquia São Francisco de Assis, e teve as presenças de líderes comunitários e dos vereadores Gilmar Rotta, Luiz Arruda, Pedro Kawai e José Antônio Fernandes Paiva, os dois últimos autores da indicação que nomeou o prédio.
Ferrato destacou que o prédio é mais uma conquista da comunidade local, que sempre levou suas reivindicações ao poder público, com muita seriedade. O prefeito também agradeceu o apoio dos vereadores. “Este é mais um equipamento público, que servirá para atender a população não só com a venda de produtos de qualidade e com preços abaixo dos de mercado, mas também como Centro Social, para utilização em inúmeras atividades”, ressaltou Ferrato, que foi o idealizador e criador do primeiro varejão, instalado na Estação da Sorocabana, em 1982, quando era gerente do Programa Municipal de Planejamento.
Ele também lembrou que o Jupiá tem recebido atenção especial de seu Governo, durante o qual foi entregue a EMEF Vilma Leone Dal Pogetto, construído o Centro Digital, reformada a Creche Municipal Mariza Elvira Ell Faganello, feita duplicação da avenida dos Marins, o novo acesso ao bairro pela Ponte do Caixão e a pavimentação do acesso à Estrada do Boaideiro.
Gimenez destacou a boa localização do varejão. “A Sema, nos últimos três anos, construiu o varejão do Parque Peória, reconstruiu e ampliou o Varejão da Vila Rezende e ampliou em mais 40% o Centro Social de Santana”, informou.
Pedro Idalfo Filho, 70 anos, o permissionário mais antigo do município, disse que a nova estrutura melhora as vendas. “Com a barraca na rua, como era antes, quando chovia era terrível“, contou. Idalfo Filho trabalha às terças-feiras no Varejão do Jupiá, às quartas, no Vila Sônia, às quintas, na Vila Rezende, aos sábados, no Piracicamirim, e aos domingos na Raposo Tavares e Santo Antônio.
O presidente do Centro Comunitário do Jupiá, Maicon Scarabel, ressaltou a gratidão da população ao prefeito com a obra. “O espaço será utilizado também para reuniões, aulas de capoeira, atividades religiosas, cursos e atividades culturais. Vamos utilizar o local e fazer com que a população seja dona do espaço, inclusive na sua preservação”, disse. A pedido de Scarabel, Ferrato entregou a João Conte, primeiro presidente do Centro Comunitário do bairro, uma placa de agradecimento pelos serviços prestado à comunidade.
RAIO-X – A obra do Centro Social e Varejão do Jupiá teve investimento de R$ 219.600 e funcionará todas as terças-feiras, das 6h às 11h. Sua construção segue o padrão dos demais varejões municipais, com galpão de comercialização, sanitários masculino e feminino e adaptados para pessoas com deficiência, sala de administração e cozinha.
Nele estão dez permissionários, comercializando a média de 3 toneladas/semana de alimento e atendendo 750 domicílios,numa média de 3.000 pessoas, dos bairros Jupiá, Glebas Califórnia, Morato, Ondinhas e bairros vizinhos.
