Portal do Município de Piracicaba

Jupiá e São Francisco recebem Arrastão da Dengue neste sábado, 21/02

Equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes vão percorrer a região, das 8h às 14h, para recolher inservíveis que podem acumular água

Por Comunicação Social / Publicado em 18/02/2026
Tempo de leitura: 4 minutos.

Os bairros Jupiá, São Francisco, Bongue, Ondas e Ondinhas recebem o Arrastão da Dengue neste fim de semana. No sábado, 21/02, as equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, vão percorrer os bairros, das 8h às 14h, para recolher inservíveis que podem acumular água e servir de local para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que provoca dengue, zika e chikungunya.

Até o dia 18/02, foram registradas, em dados provisórios, 1.225 notificações, com nove confirmações de dengue. Em dados consolidados, no mesmo período de 2025, foram 3.008 notificações e 369 confirmações e em 2024, 5.204 notificações e 1.848 confirmações.

O arrastão integra o conjunto de ações permanentes desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde para estimular a população a intensificar a verificação de possíveis criadouros dentro das residências, além de orientar sobre as medidas de combate ao mosquito e reforçar a importância da participação de todos para evitar a proliferação do vetor.

Um grupo de trabalhadores carrega móveis e outros objetos em um caminhão em uma rua de um bairro. A imagem mostra uma rua de um bairro sob um céu claro e ensolarado. No lado esquerdo, parte de uma casa bege com um portão branco é visível. Três homens, vestindo calças laranja e jaquetas com detalhes em amarelo e preto, recolhem objetos e levam para dentro da carroceria de um caminhão branco. Um quarto homem está em cima da carroceria, organizando os objetos que incluem móveis e outros materiais. O caminhão está estacionado na rua, que parece estar numa área residencial. Ao fundo, é possível ver outras casas, árvores e uma estrutura que parece ser um mercado ou feira coberta. Há também carros estacionados ao longo da rua. A atmosfera geral é de trabalho e organização, com os trabalhadores a realizarem a remoção de entulhos ou móveis usados.
Materiais devem ser deixados na calçada para agilizar trabalho das equipes

PREVENÇÃO – Dez minutos por semana bastam para incluir rotinas de prevenção contra o Aedes aegypti. É preciso ficar atento em locais e equipamentos que podem acumular água, mesmo aqueles que não parecem óbvios, como ralos em locais externos e reservatórios de degelo de geladeira, por exemplo.

É importante também receber bem os agentes de saúde e de endemias que vão até as casas para orientar e vistoriar. Eles são aliados essenciais no combate à dengue, zika e chikungunya.

Entre os principais cuidados para prevenir a dengue estão eliminar focos de água parada, manter pratos de plantas com areia até a borda, guardar garrafas com a boca para baixo, limpar calhas, não descartar lixo em terrenos baldios, manter caixas d’água e reservatórios bem vedados, tratar piscinas com cloro, evitar o acúmulo de água em pneus e lavar semanalmente os bebedouros de animais.

O uso de repelente, que pode ser retirado gratuitamente por gestantes e pessoas com dengue nas unidades de saúde, também é recomendado, especialmente em ambientes fechados. Em caso de suspeita de dengue, a orientação é procurar o mais rápido possível a unidade de saúde mais próxima e evitar a automedicação.

VACINAÇÃO – A vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos segue disponível em Piracicaba. Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento de identificação com foto e o Cartão Nacional do SUS. A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), exceto a UBS Paulista (antigo Crab). Na UBS Centro, é possível fazer a vacinação também no horário estendido, das 17h às 20h. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Em feriados e pontos facultativos, não há vacinação. Também teve início a vacinação pra profissionais de saúde, com prioridade para os agentes comunitários de saúde.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.