A judoca Nádia Merli, 18 anos, da Associação Esportiva Piracicaba, foi campeã no Pan-Americano de Judô na categoria Júnior (até 19 anos). A competição foi realizada entre os dias 4 e 5 de setembro em Orlando, nos Estados Unidos.
Nádia integrou a delegação brasileira que disputou o Pan-Americano. No total, o Brasil obteve 30 medalhas, sendo 24 de ouro, quatro de prata e duas de bronze e de quebra garantiu o primeiro lugar no quadro geral de medalhas do evento e manteve a hegemonia continental do judô brasileiro, que dura desde o ano de 2002.
Oriunda de Mococa, Nádia treina há quatro anos em Piracicaba. Em julho, na cidade de Curitiba, a atleta foi campeã brasileira na sua categoria.
Na opinião de João José Antonelli, da Associação Esportiva de Piracicaba que conta com o apoio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), trata-se de uma competição de alto nível. “A Nádia já integra a Seleção Brasileira de Judô há algum tempo e vem conquistando excelentes resultados nas últimas competições”, ressaltou.
Segundo Antonelli, o principal objetivo da atleta é participar das Olimpíadas de Londres em 2012. Para que isso ocorra, Nádia irá disputar seletivas com mais quatro atletas na categoria até 70 quilos.