Jovem estreante conquista medalha de prata nos Jogos Abertos
Lana Karolyne é integrante da equipe Dojan Nippon e foi revelada dentro do Programa Em Busca de Campeões
Logo em sua primeira participação na principal e mais tradicional competição esportiva do Estado, a jovem piracicabana Lana Karolyne, de 16 anos, conquistou a medalha de prata no taekwondo, nesta terça-feira, dia 16/12, da 87º Jogos Abertos do Interior, que acontece em Ribeirão Preto.


Lana é integrante da equipe Dojan Nippon e foi revelada dentro do Programa Em Busca de Campeões, projeto social focado em transformar vidas, por meio da prática de artes marciais e esportes olímpicos, e que conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, via chamamento público. “Agradeço o apoio de todos. Estou muito feliz com a conquista”, destacou a atleta.

Na trajetória que culminou com a prata na categoria kyonrugui até 57kg, Lana venceu adversárias de São José do Rio Preto (Maria Fernanda Maneia Rosa) e Franca (Gislene Cristina Luis). Na decisão, a atleta encarou Ana Maria Ribeiro Cerqueira e foi derrotada.
A treinadora Leidiane de Aguilar Santos, que carrega na bagagem o tricampeonato da mesma competição como atleta, disse que Lana já vinha se destacando em competições anteriores. “Ela começou conosco no núcleo da escola Francisco Mariano da Costa, no bairro Novo Horizonte, e logo se destacou por sua desenvoltura nos treinamentos. A medalha de prata serve de incentivo para esse início de trajetória na modalidade”
Lana pratica o taekwondo há seis anos. De acordo com os pais Fernanda Aparecida Marques da Silva e Douglas Gustavo Copola, ela sempre buscou dar o melhor nos treinamentos e competições. “O esporte mudou a vida da minha filha. Ela é apaixonada pelo que faz”, ressaltaram os pais.
Gestor do projeto, Frederico Mitooka enalteceu o trabalho demostrado pela atleta desde o seu início no taekwondo. “Ela sempre mostrou dedicação e talento e, por isso, concedemos uma bolsa para treinar e se desenvolver na Nippon, onde ela atua também como monitora nas aulas”.
Segundo ele, a medalha de prata justamente na sua primeira participação nos Jogos Abertos e proveniente de um trabalho de formação do esporte desenvolvido no município, é mais uma prova que investir no esporte de base é o caminho, tanto para formar campeões no tatame como na vida. “Igual a Lana, temos diversas outras crianças e adolescente que estão seguindo o mesmo caminho. Temos certeza que, com a continuidade dos projetos, teremos ótimos resultados nos próximos ciclos”, ressaltou.
JOGOS ABERTOS – Piracicaba segue na competição que prossegue até domingo, dia 21. Até o momento, o município conquistou o vice-campeonato no karatê masculino e feminino, terceira colocação no supino raw misto e na damas feminino, além da medalha de ouro no atletismo com Mário Leme, no lançamento do martelo.
