Após estudo sobre as crianças pequenas que frequentam uma creche pública da cidade de São Paulo, a professora Maria Cristina Pires desenvolveu um estudo e pesquisa relevando que as crianças realizam experiências sonoras para se expressar, explorar e ampliar a paisagem sonora que os circundam desde o útero materno.

Este foi o tema da palestra “inquietações” que a professora ministrou no quarto dia da 8ª Jornada Pedagógica, realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Educação. Segundo ela, as manifestações realizadas pelas crianças, na maior parte das vezes, não são compreendidas pelos profissionais que as educam como uma pesquisa sonora ou expressão, mas como desordem, confusão, um verdadeiro tumulto no grupo.

“Às professoras cabe outro papel que é o da escuta. Escutar significa uma ação efetiva que não combina com outros afazeres. Esta atividade identifica os saberes das crianças e os desafios ainda a serem resolvidos por ela com a ajuda da professora. Ouvir significa dedicar-se aos sons que estão ocorrendo no momento e que podem ser musicais (vindos de diferentes culturas) como um diálogo”, afirmou.

Fotos: Bruna Antoniali

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A Jornada Pedagógica termina hoje, dia 16, com a apresentação dos relatos e banners de trabalhos e projetos desenvolvidos pelos profissionais da própria rede. Foram inscritos 17 trabalhos em forma de relatos e 13 em banners, todos serão apresentados oralmente.

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