Jornada do Patrimônio Piracicaba terá ações e roteiros históricos monitorados

Nos dias 21, 22 e 23 de setembro, a população de Piracicaba poderá participar da Jornada do Patrimônio Paulista 2018. Trata-se de ações voltadas ao reconhecimento, valorização, defesa e preservação do patrimônio cultural. A programação conta com visitas a prédios tombados, exposições, oficinas de restauro, projeções de curta-metragens, palestras, saídas fotográficas, feiras de artesanato e participação em manifestações populares. As inscrições gratuitas para os roteiros históricos podem ser feitas até o dia 20/09 por e-mail, no jornadapatrimoniopiracicaba@gmail.com/. As vagas são limitadas.
O evento visa valorizar a história paulista, aproximar o público de patrimônios históricos e culturais e enaltecer o potencial turístico, por meio de visitas guiadas a patrimônios edificados, roteiros de passeios e atividades pela cidade.
Os roteiros em Piracicaba serão realizados no Parque do Engenho Central, Centro da cidade, Colônia Tirolesa, Cemitério da Saudade e Monte Alegre. Esses lugares oferecem reconhecimento material e imaterial das diversas camadas históricas, onde é possível encontrar a diversidade cultural da população que a construiu.
“Acreditamos que ao final do evento, os participantes conhecerão parte significativa do patrimônio material e imaterial piracicabano e passarão a valorizar e preservar ainda mais a história”, comenta a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.
A visita será auxiliada por voluntários, estudantes do curso de Turismo do Senac, que acompanharão os visitantes, destacando os aspectos particulares de cada bem cultural. Os pontos serão sinalizados com banner e placas do evento.
Neste ano, 42 municípios aderiram ao programa. Sob responsabilidade da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), a Jornada do Patrimônio Paulista teve um projeto piloto em 2017, quando chegou a 15 municípios. A edição de 2018 tem como foco não apenas o patrimônio edificado, material, mas também o dito imaterial, que abrange o conjunto de saberes de um grupo, como as festas, o artesanato e a culinária de cada região.
As ações são realizadas pela Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), em parceria com o Sesc, Senac e Pró-Cultura através do Festival Curau.
Roteiros monitorados
O roteiro “Cemitério da Saudade” iniciará o trajeto pela Sapucaia da praça Ivo Ducatti (rua Moraes Barros, esquina com avenida Independência) e seguirá pelos murais artísticos, na parte externa do cemitério até os mausoléus de Dr. Paulo de Moraes Barros; Dr. Alfredo Cardoso; Comendador Luciano Guidotti; Mons. Jerônimo Gallo; Senador Manoel Moraes Barros; Prudente José de Moraes Barros (tombado); Barão de Rezende; João de Almeida Prado; Serafino Corso; José Pinto de Almeida (tombado); Padre Galvão; Francisca Carolina de Barros Morato; Barão de Serra Negra; Olívia Bianco; Francisca Elisa da Silva; Nelson Machado Santana (menino da chupeta); Almeida Júnior (tombado); Erotides de Campos; Branca de Azevedo; Fortunato Losso Netto; Maria Benedita Penezzi (Ditinha Penezzi); Thales Castanho de Andrade; Capela Mortuaria dos Frades Capuchinhos de Piracicaba; Mário Dedini; João Chiarini; Leandro Guerrini e Jaçanã Guerrini; Túmulos Protestantes; Mausoléu – Heróis de 1932; Marina Tricânico, até o portal da Praça da Saudade.
A visita ao Parque do Engenho Central terá início no Museu da Água e seguirá pelo Mirante da Ponte; Parque do Mirante; Aquário Municipal; edifícios da antiga usina; Teatro Erotídes de Campos; Salão do Humor; Passarela Pênsil; Casa do Povoador; Casarão do Turismo.
O roteiro para a Colônia Tirolesa de Piracicaba, situada no bairro Santa Olímpia terá início com a concentração na entrada principal do Parque do Mirante e seguirá para a praça Padre Jacob Stenico, para apresentação da história da imigração por meio dos monumentos existentes como o Via Sacra; Igreja Matriz Maria Estrela da Evangelização; Museu de Santa Olímpia que contará sobre o percurso histórico da colônia tirolesa até os dias de hoje; apresentação de produtos e artesanato local produzidos pelos moradores (vinhos, geléias, doces, compotas, artesanato em madeira, dentre outros), com finalização no Café Tirol.
O roteiro do Monte Alegre terá concentração na entrada principal do Parque do Mirante. Os participantes seguirão o percurso a partir da Usina de Empreendimentos – acomodação dos participantes em um auditório e apresentação de material institucional apresentando a usina, sua missão, ideias e valores; projetos e obras executadas da Urbem Arquitetura – apresentação do histórico de todas as obras de intervenção na área. Visitação em obra de restauro concluída – Urbem Arquitetura; visitação em obra de restauro – Leuven e Urbem Arquitetura; visitação em edifício com arquivo documental histórico – Urbem Arquitetura; visita à Capela de São Pedro para apresentação de vídeo. (Por se tratar de uma visitação em obra, todos os participantes devem utilizar trajes adequados, calça jeans, sapatos fechados e capacetes; no edifício do arquivo será entregue uma máscara especial para visitação. Pessoas com contraindicação médicas, por problemas respiratórios, não são indicados a realizar a atividade do sobrado).
O roteiro no Centro de Piracicaba terá início no Museu Prudente de Moraes, com percurso no Passo do Senhor do Horto; Monumento ao Soldado Constitucionalista; Rádio Difusora; Clube Coronel Barbosa; Teatro São José; Monumento Luiz de Queiroz; Catedral de Santo Antonio; Ponto de Bondes; Antiga Empresa Elétrica; C. C. Martha Watts; Sociedade Sírio-Libanesa; Societá Italiana; Mercado Municipal; Catedral Metodista; E. E. Barão do Rio Branco; Teatro Municipal Dr. Losso Netto; Conjunto arquitetônico da Rua Gov. Pedro de Toledo; Igreja do Sagrado Coração de Jesus; Igreja de N. S. Boa Morte e Assunção; Palacete Giuliani; Pinacoteca Miguel Dutra e finalização da visita na Estação da Cia Paulista.
Programação geral:
21, 22 e 23 de setembro – manifestações populares (programação do Festival Curau – Culturas Regionais e Artes Urbanas):
https://www.festivalcurau.com/programacao
22 de setembro:
9h às 11h – Roteiro Cemitério da Saudade
Roteiro Engenho Central
14h às 17 – Colônia Tirolesa de Piracicaba
23 de setembro:
9h às 11h – Roteiro Cemitério da Saudade
Roteiro Monte Alegre
14h às 17h – Roteiro Centro
Serviço – Jornada do Patrimônio Cultural Paulista – Piracicaba. Dias 21, 22 e 23 de setembro. Inscrições gratuitas no jornadapatrimoniopiracicaba@gmail.com/. Informações no (19) 3422-3069 e Facebook: Jornada do Patrimônio Paulista Piracicaba. Instagram: jornadapatrimoniopiracicaba.
