O secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, foi eleito hoje (23) vice-presidente de Transportes do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Transporte e Trânsito. A 65ª edição do evento foi realizada no Centro Britânico em São Paulo e sediou também o 1º Encontro de Autoridades Públicas de Mobilidade Urbana da América Latina, promovido pela UITP – União Internacional de Transportes Públicos. O grupo de trabalho eleito pelos próximos dois anos é formado pela presidente Raquel Auxiliadora Chini, secretária de Transporte de Praia Grande, vice-presidente de Transportes Jorge Akira, e do vice-presidente de Trânsito Paulo Guimarães, secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos. O Fórum é constituído por secretários e dirigentes de empresas públicas de transporte e trânsito do Estado de São Paulo e tem como objetivo compartilhar dúvidas e experiências e proporem estudos e projetos, bem como recomendarem alterações na legislação pertinente a cada tema específico, com intuito da melhoria da qualidade da mobilidade urbana, dos transportes e do trânsito. “A participação de Piracicaba na direção do Fórum Paulista é muito importante e vem demonstrar que as políticas públicas de mobilidade urbana do município estão no caminho certo”, disse Akira. FÓRUM – O Fórum Nacional foi criado no dia 21 de junho de 1990, por recomendação da Frente Nacional de Prefeitos, em reunião realizada em setembro de 1989, na cidade de Campo Grande – MS. A partir da criação do Fórum Nacional, foram sendo criados fóruns regionais, congregando os representantes dos respectivos municípios. Atualmente, estão em funcionamento os Fóruns Paulista, Paranaense e Mineiro. Os fóruns – nacional e regionais – têm um Regulamento, estabelecendo seus objetivos, a forma de realização das reuniões, a composição da Coordenação Executiva, as responsabilidades da Secretaria Executiva exercida pela ANTP, a composição da Comissão Organizadora e seu papel e a forma de candidatura dos municípios sede para as reuniões.