Hoje (20) começou uma das competições esportivas mais importantes de São Paulo. Pela 55ª vez atletas de todo o estado se dividem em oito regiões em busca do título de campeão dos Jogos Regionais. A edição de 2011 acontece em Barra Bonita e Igaraçu do Tietê. Piracicaba luta para manter a hegemonia dos últimos cinco anos e tenta o hexacampeonato.

E o caminho para o cobiçado posto começou bem nesta quarta-feira. A primeira modalidade a lutar por medalhas foi ginástica artística, no Ginásio de Esportes Victorio Alponti, em Barra Bonita. E Piracicaba foi muito bem. Isabella Paiato foi imbatível nas quatro provas individuais disputadas, ganhando ouro em todas as disputas. No individual a atleta somou 24.55 pontos, contra 23.10 de Bauru e 20.05 de São Carlos. Com a fita fez 23.50, deixando Barra Bonita e Bauru para trás. Isabella sobrou também na bola, com 23.10 pontos, enquanto Bauru ficou com 20.50 e Barra Bonita com 17.35. Na prova do arco a vitória foi mais apertada: 22.65 para Isabella, 22.20 para Bauru e 18.80 para São Carlos. “Esses resultados são fruto de um treino puxado, incluindo todos os finais de semana e feriados. O diferencial foi a dedicação”, disse Isabella Paiato.

Na classificação final, como não poderia ser diferente, Piracicaba faturou mais uma medalha de ouro ao somar 93.80 pontos. Bauru ficou com a prata (88 pontos) e Barra Bonita com o bronze (69.60).

Em seguida veio a apresentação de conjunto com duas cordas e três arcos. Mais uma vez Piracicaba ficou no ponto mais alto do pódio. As atletas fizeram 50.40 pontos, contra 40.75 de Bauru e 37.45 de São Carlos. Assim, na classificação final geral – que soma pontos para definir o campeão dos Jogos Regionais –, Piracicaba garantiu o troféu de campeão da modalidade, com Bauru em segundo, São Carlos em terceiro e Barra Bonita em quarto.

A equipe de Piracicaba foi formada por Isabella Paiato, Natalia Salmazo, Gabrielle Cristofoletti, Laura Moraes, Talita Pereira, Joice dos Santos e Giovana Trevizan. “Nosso trabalho é desenvolvido a longo prazo. Nos últimos meses as meninas treinaram oito horas por dia”, conta a treinadora Paula Ulises Rodrigues, que irá para o Mundial da modalidade, na França: “vou em busca de conhecimento”.

Amanhã o dia será repleto de competições. Ao longo do dia acontecem provas do ciclismo e disputas no jogo de damas. Pela manhã as meninas do futebol feminino entram em campo para enfrentar a equipe de Lençóis Paulista. O vôlei de praia masculino joga duas vezes: contra Santa Bárbara d`Oeste e Barra Bonita. Na bocha a partida é contra Lençóis Paulista. De tarde o basquete feminino estreia contra Botucatu, enquanto o futebol masculino fecha o dia diante de São Carlos.