Solenidade começa às 8h30, com a presença do prefeito Luciano Almeida e de secretários

Cerimonia de abertura dos Jogos Metropira 2022, no Ginasio Municipal Waldemar Blatkauskas

A abertura oficial da segunda edição dos Jogos Metropira está marcada para amanhã, sábado, 25/11, às 8h30, no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas. A solenidade contará com a presença do Prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida; da secretaria da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, e de demais autoridades da cidade e de outros municípios participantes.

Na cerimônia haverá o desfile das 12 delegações participantes, execução do Hino Nacional Brasileiro, acendimento da Pira Olímpica e juramento dos atletas.

As competições dos Jogos Metropira 2023 são resultado da união e da cooperação entre as prefeituras e a secretarias de esportes das cidades que integram a RMP (Região Metropolitana de Piracicaba).

A delegação piracicabana chega preparada para fazer campanha histórica nos torneios das nove modalidades competitivas que serão disputadas nos dois próximos finais de semana, em diversas praças esportivas de Piracicaba. A competição da categoria sub-14 reúne as delegações esportivas de 12 municípios que integram a RMP.

Em várias modalidades, a delegação de Piracicaba também conta com a dedicação dos alunos do PDB (Programa Desporto de Base), como é o caso da equipe de atletismo, que é coordenada pelo técnico Wellington Correia Fraga. A turma faz parte das aulas regulares oferecidas pela Selam, na pista de atletismo do Estádio Municipal Barão da Serra Negra.

“Alguns desses alunos nunca participaram de uma competição oficial e o Metropira será a primeira oportunidade para eles. As expectativas são as melhores, principalmente com o grupo do revezamento feminino 4 x 60 metros, que conquistou o título no Torneio Azul e Branco, disputado no mês de setembro, na cidade de São Carlos”, comentou o técnico Fraga.

A equipe de basquetebol masculino é outra que conta com a participação dos alunos do Programa Desporto de Base, que estão ansiosos para o momento de entrar em quadra e defender a cidade de Piracicaba. O atleta Tiago Castro Valentin Veríssimo disse que os Jogos Metropira surgem como uma oportunidade para quem está iniciando no meio esportivo e precisa de um esporte para testar seus limites e sua capacidade.

O jogador Joaquim Gabriel dos Santos, que também é aluno do PDB, ressaltou sua evolução em oito meses de treinamento nas aulas com o professor Adilson Pedro Campos, no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas. “Eu percebo a minha evolução técnica e isso me permitiu conseguir um espaço na equipe sub-13 de um dos clubes da cidade. Com o Metropira, espero me divertir e fazer bons jogos”, disse Santos.

Fora das quadras, mas dentro da piscina do Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves, a equipe de natação que vai competir nos Jogos Metropira 2023 conta com formação 100% oriunda do PDB. O grupo formado por 11 alunos, entre meninos e meninas, é treinado por Caio Anawate Kuri Milito, que é um dos professores que ministram as aulas de natação oferecidas pela Prefeitura, por meio da Selam, no Complexo Aquático Municipal.

PARTICIPANTES – Os Jogos Metropira 2023 contarão com a participação de 12 municípios da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba). São eles: Águas de São Pedro, Charqueada, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Limeira, Piracicaba, Rios das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

MODALIDADES SUB-14 – As modalidades sub-14 da competição são: atletismo, basquetebol, damas, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e a demonstração de skate.