Portal do Município de Piracicaba

Jipe Solidário recebe mais de 1.000 pessoas em Piracicaba com ações de acolhimento e inclusão

Evento reuniu 170 jipeiros no Aeroporto Municipal, com atendimentos especializados e serviços gratuitos à população

Por CCS / Publicado em 11/08/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
 Homem sorri animado dentro de jipe amarelo coberto de lama, enquanto outra pessoa atrás segura na lateral do veículo.
Aproximadamente 1.150 pessoas, entre crianças com deficiência, idosos, mães atípicas, mulheres em situação de vulnerabilidade e moradores de toda a região.

Na última semana, o Aeroporto Municipal Pedro Morganti recebeu a Etapa Piracicaba do Jipe Solidário – Trilha da Inclusão e Conhecimento, realizado com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cidadania e Parcerias, em parceria com a ONG Jipe Solidário e com a Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher de São Paulo. A ação reuniu 170 jipeiros e voluntários em um dia dedicado especialmente a mães atípicas e seus filhos, além de crianças com deficiência, idosos, mulheres em situação de vulnerabilidade e moradores de toda a região, contabilizando aproximadamente 1.150 pessoas atendidas.

Homem fantasiado com cartola e nariz de palhaço se inclina para que uma menina coloque o nariz vermelho nele, enquanto outras crianças observam sorrindo.
Foram oferecidos atendimentos essenciais e atividades de lazer para centenas de família

O evento contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkiria Callovi, da secretária de Educação, Juliana Vicentin, da secretária-executiva de Administração, Miriam Lídia Melo, e do secretário de Cidadania e Parcerias, Paulo Nardino, que acompanharam as atividades e os atendimentos oferecidos.

A programação incluiu passeios em jipes adaptados, oficinas sensoriais, apresentações culturais e espaços de convivência preparados para oferecer conforto e segurança, fortalecendo vínculos familiares e promovendo a inclusão social. Foram disponibilizados transporte adaptado, intérprete de Libras, área kids com brinquedos infláveis e atividades recreativas acessíveis, além de apresentações culturais voluntárias.

O Espaço Ápice foi um dos principais pontos de atendimento, realizando 42 orientações especializadas, incluindo acolhimento emocional, esclarecimento de dúvidas, suporte clínico e apoio a crianças e adultos. O evento também contou com o Ônibus SP por Todas, que prestou atendimentos jurídicos e sociais gratuitos para mulheres, e com orientações do Sebrae sobre empreendedorismo, autonomia financeira e formalização de pequenos negócios.

Mulher e homem posam sorrindo ao lado de caminhonete branca com logotipo do “Jipe Solidário”; o homem faz sinal de positivo.
Primeira-dama, Valkiria Callovi, ao lado do diretor da Ong Jipe Solidário, Andre Uenoyama

Para Valkiria Callovi, a mobilização mostrou a força da união. “Ver o sorriso no rosto de cada criança e a emoção das famílias nos enche de esperança. O Jipe Solidário é um exemplo de que, quando unimos forças, conseguimos transformar a vida das pessoas e tornar a inclusão uma realidade no dia a dia”, afirmou.

Paulo Nardino, secretário de Cidadania e Parcerias, destacou a relevância da iniciativa. “O Jipe Solidário mostrou como a união entre voluntários, organizações e poder público pode gerar grandes resultados. Foi uma ação que uniu acolhimento, inclusão e cuidado, deixando um impacto positivo duradouro na comunidade”, disse.

O evento também integrou a programação do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que contará com ações durante o mês em diferentes pontos da cidade.

Grupo caminha ao ar livre; uma mulher empurra jovem em cadeira de rodas, acompanhada por pessoas vestindo camisetas amarelas, incluindo uma palhaça de peruca colorida
Foram oferecidos atendimentos essenciais e atividades de lazer para centenas de família

Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.