Depois de esperarem por mais de 15 anos, finalmente os moradores do Jardim Borghese, bairro que fica na região da Paulicéia, já contam com o Centro de Lazer, entregue oficialmente no último sábado à tarde, pelo prefeito Barjas Negri. Prestigiaram o ato, os secretários Rogério Vidal, de Desenvolvimento do Meio Ambiente e Pedro Mello, de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, moradores e lideranças do bairro. A entrega marca mais uma etapa da administração em propiciar mais qualidade de vida e de lazer para a população. A obra é parceria entre as secretarias de Desenvolvimento do Meio Ambiente e a de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.
Com investimento social de cerca de R$ 23 mil, o Centro de Lazer ocupa uma área antes tomada pelo mato e sem nenhuma utilidade pública. Por solicitação dos moradores do bairro, a área passou por uma faxina total e ganhou iluminação, paisagismo, plantio de árvores, instalação de brinquedos e uma mini-pista de caminhada. A revitalização daquela área possibilita a realização de atividades esportivas e lúdicas, beneficiando os moradores dos bairros Jardim Borghese, Jardim Camargo, Jardim Glória e Jaraguá.
Para José Lúcio Soares Barbosa, residente há 17 anos no Jardim Borghese, esta obra tem significado especial, pois atende a uma reivindicação dos moradores de mais de 15 anos. “Há anos estávamos esperando por essa benfeitoria, que além de recuperar uma área praticamente inutilizável, cria um espaço de lazer, permitindo maior integração entre as pessoas”. Ele afirmou que as crianças serão as mais beneficiadas, com a instalação de equipamentos lúdicos. “Nós, que temos filhos, poderemos a partir de hoje, ficar tranquilos, por ver que eles podem brincar com total segurança e próximo de nossos olhares”, completou.
A mesma linha de raciocínio tem Edvaldo da Silva, morador no bairro há 3 anos. Ele garante que a maioria dos moradores do Jardim Borghese está contente com o novo espaço de lazer. “Não podemos esquecer de dizer que o centro de lazer é local adequado para a crianças brincarem e com isso ficam ocupadas com coisas saudáveis”.
O secretário de Desenvolvimento do Meio Ambiente, Rogério Vidal, explicou que a concretização de mais um Centro de Lazer é fruto de uma política para atender a comunidade em suas reivindicações e levar esses equipamentos sociais para próximo das comunidades, permitindo que tenham mais saúde e as crianças possam desfrutar de um espaço lúdico para desenvolver suas atividades, com o olhar atento dos pais. “É uma grande conquista da comunidade e revela sensibilidade política da atual administração”.
Segundo o secretário, a Sedema tem mais de 40 obras na cidade, englobando desde campos oficiais de futebol, como os construídos no Astúrias, Jardim Tóquio, São Francisco/Taquaral; reformas de campos, como o do Jaraguá e dezenas de centros de lazer. Além disso, citou obras importantes em execução a ser entregues em setembro, como o Parque da Estação da Paulista, o Parque do Piracicamirim, ao lado da Avenida Vollet Sachs, nas proximidades do Clube Cristóvão Colombo, além do novo Zoológico Municipal. “Todos os estudos fazem parte de um contexto grande de obras que o prefeito conseguiu tornar realidade”.
O prefeito Barjas Negri ressaltou que está cumprindo mais uma etapa de dedicar atenção aos bairros, melhorando a qualidade de vida das comunidades. “O Centro de Lazer é de vocês e foram arquitetados para permitir comodidade e alegria. Além disso, outras obras importantes estão sendo implementadas nessa região, como a futura construção do novo posto de saúde do Vila Cristina. São investimentos que proporcionam valorização dos bairros”, finalizou.