Portal do Município de Piracicaba

Jacaré de lagoa da rotatória está de casa nova

Por Comunicação Social / Publicado em 03/03/2016
Tempo de leitura: 2 minutos.

O jacaré-de-papo-amarelo que vivia na lagoa na rotatória da avenida Alberto Vollet Sachs e rua Santa Catarina há cerca de um ano já está de casa nova. O réptil, apelidado pela população de Bacana, é fêmea, pesa cerca de 55 quilos e mede 1, 64 metro e foi capturado por volta das 11h da manhã de hoje, 03/03, e solto na região do Tanquã. O animal passou por exames e recebeu um chip para monitoramento. A operação foi realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente, e coordenada pelo veterinário Thiago Vilalta.

A licença para o remanejamento de Bacana foi obtida na sexta-feira, 26, no Departamento de Fauna (Defau), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Já na noite de segunda-feira, 29, ocorreu a primeira tentativa de retirada do réptil, sem sucesso. Nos dias seguintes, Vilalta e sua equipe fizeram o monitoramento no local, à espera do momento ideal. Hoje, com o aumento da temperatura, Bacana saiu para tomar sol e foi capturado.

“Fizemos a captura no laço, imobilizamos de forma a causar menos estresse possível e levamos ela para uma área rural no Tanquã”, contou Vilalta, que é especialista em clínica e cirurgia de animais silvestres. O transporte foi feito em um utilitário com caçamba emborrachada para conforto do animal.

O Tanquã, conhecido como mini-pantanal paulista, foi escolhido para receber Bacana por possuir outros exemplares de jacaré-de-papo-amarelo e ser uma região rica em alimentos apreciados pela espécie, que é carnívora. Os papo-amarelos são encontrados em área que vai da região norte à região sul do Brasil e prefere brejos, mangues, lagoas, riachos e rios. Pode viver até 50 anos e chegar a três metros de comprimento.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.