A Feira da Barganha é uma atividade organizada pelo Programa USP Recicla, unidades do campus “Luiz de Queiroz”, SEDEMA e SETUR/Prefeitura Municipal de Piracicaba, em conjunto com Escola Coopep, Escola Waldorf Novalis, UNIMEP, entre outras organizações e instituições comprometidas com as questões socioambientais.
A Feira busca promover a troca, doação e conserto de objetos usados ou reciclados, mostrando assim que nem tudo que foi usado deve ser descartado, e para algo ser útil e bonito não precisa ser novo. Este evento é uma forma lúdica e criativa para instigar os participantes para a prática dos 3R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar, enfatizando o sentimento de uso e não da posse e contribui para aumentar a vida útil dos materiais.
A Feira está agora em sua nona edição em Piracicaba e compõe as comemorações da Semana do Meio Ambiente do Município. Ao longo do dia 9 de junho estão programadas atividades culturais, com a apresentação de bandas locais, oficinas de aproveitamento de materiais, teatro, danças, espaços de educação ambiental, feirinha de troca para crianças, venda de alimentos saudáveis.
PARA PARTICIPAR DA FEIRA:
As pessoas, entidades, escolas, e instituições que queiram participar da Feira podem levar objetos, livros, discos, fitas, roupas, brinquedos, e móveis usados para trocar ou doar.
Os objetos expostos terão que ser necessariamente usados ou reaproveitados e poderão ser trocados ou doados, conforme decisão de seu proprietário. O objetivo desse evento é estimular a troca de produtos e não o consumo por novos materiais, por isso incentivamos as práticas de troca no intuito de darmos a oportunidade da reutilização de objetos que seriam descartados.
Além disso haverá também: • Espaço de troca reservado para as crianças. • Cadastro para os interessados em realizar o plantio de mudas nas calçadas, pela SEDEMA. • Ponto de recebimento de resíduos especiais, tais como: lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e óleo de cozinha usado.
REGULAMENTOS DA FEIRA DA BARGANHA: • Levar sua própria banca para exposição dos materiais, devendo, durante o evento, ser responsável pelo cuidado e segurança de seus objetos; • Expor somente objetos usados ou feitos a partir de material reaproveitado e reciclados; • Levar de volta todo material que não tenha sido trocado durante a feira, de forma a não deixar qualquer resíduo no local; • Dê preferência para embalagens reutilizadas para a entrega dos materiais de troca; • Não entregar panfletos, folders ou outros materiais que aumentem a geração de lixo; • As bancas só poderão ser montadas a partir de 8h30 da manhã do dia 09 de junho, no local determinado pela organização. Procure a barraca da organização no dia da feira para saber seu local. Todo participante que montar uma barraca deverá se responsabilizar por desmontá-las no período entre 17h e 18h; • Bancas montada sem autorização, ou com objetos fora dos princípios da feira poderá ser convidada a se retirar do evento; • O espaço cedido será de no máximo 3m X 1m. Casos especiais, como o das bancas de móveis usados, poderão ser avaliados, desde que solicitado no momento da inscrição. Para objetos grandes como móveis, expor através de fotos; • As crianças que forem participar da “Feira de troca” deverão estar obrigatoriamente acompanhadas de um adulto responsável. Trazer uma canga ou esteira para as crianças colocarem seus objetos; • É obrigatório apresentar aos fiscais no dia da Feira, o número de inscrição e a cópia das regras da feira para retirada de crachás e montagem da barraca. • Trazer sua própria caneca durável.
Obs: em caso de chuva na data da feira, ligar para 9723-4019 para confirmação ou adiamento do evento.
Viva um domingo diferente!
Não esqueça sua caneca e sacola (não descartável) a fim de evitar a geração de lixo.
Mais informações para a imprensa: Projeto USP Recicla – Telefone: 3429-4051 e-mail: recicla.esalq@usp.br
Inscrições de 07/05 a 05/06 na Sede do Programa USP Recicla – das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.