Acontece nos dias 12 e 13 de maio o IV Fórum Movimento Negro – Histórias e Memórias. No dia 12, acontece a solenidade oficial de abertura, no Teatro Municipal, a partir das 19h30. No sábado, a programação vai das 9h às 17h, no anfiteatro do Centro Cívico.

Para o sábado estão programadas palestras e momentos culturais. As palestras abordarão os seguintes temas: Aumento de doenças infecto contagiosas entre os afrodescendentes; Evasão escolar dentre os afrodescendentes; Racismo hoje é crime; Racismo no Brasil: Uma conversa que vem de longe; Movimento Negro e iniciativas negras; Religiões de matriz africana e cidadania. Os momentos culturais englobam: Mostra de dança do ventre; Repertório de músicas africanas; Apresentação de instrumentos e músicas de matriz africana.

Segundo o realizador do evento, o Siemaco (Sindicato dos Empregados em empresas de asseio e conservação e trabalhadores na limpeza urbana e áreas verdes de Piracicaba e Região), o evento, que é gratuito, é aberto a todos os interessados, mas as pessoas devem se inscrever antecipadamente para a previsão de refeições da organização. As inscrições podem ser feitas pelo telefone: 3422-1101, por e-mail: siemacopiracicaba@uol.com.br ou pessoalmente, na sede do sindicato, localizado na Rua José Pinto de Almeida, 779. Para a inscrição são necessários o preenchimento do Nome completo, endereço e telefone.

O IV Fórum tem realização da Siemaco e apoio cultural da Secretaria Municipal da Ação Cultural; Cedic Piracicaba; PPICS – UERJ/RJ; Instituto Ação Afro/RJ, Studio de Dança Hadarah de Limeira/SP, Coral Gospel Yaweh, MC’s Samares & Giovana (Hip Hop), Revolução Breakers (Hip Hop), Soweto (Organização Mulheres Negras de São Paulo) e Associação Cultural Vila África.