Portal do Município de Piracicaba

IV Congresso de secretários de Administração foi aberto na manhã de hoje

Por Comunicação Social / Publicado em 25/06/2010
Tempo de leitura: 4 minutos.

Com participações do prefeito municipal de Piracicaba, Barjas Negri, o ex-governador do Estado de São Paulo, Paulo Egídio Martins, que foi homenageado, secretários de administração e gestores públicos de diversos municípios, foi aberto na manhã de hoje (25), no Teatro da Universidade Metodista de Piracicaba, o IV Congresso dos Secretários Municipais de Administração do Estado de São Paulo.

O evento que prossegue neste sábado (26) é coordenado pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) e apoio institucional da Prefeitura de Piracicaba.

O secretário de Administração, Newton Furucho, explicou que o Congresso tem como objetivo ampliar o nível de conhecimentos sobre gestão pública que possibilitem o atendimento das demandas da sociedade, dentro de um ambiente que permita um intercâmbio de experiências e inovações administrativas.

Furucho ressalta que a prefeitura de Piracicaba vem adotando práticas administrativas que buscam o gerenciamento eficaz, como a reforma administrativa que está sendo, colocada em prática, gradativamente, em algumas secretárias, como as secretarias de Trabalho e Renda; Desenvolvimento Social, Transportes Internos e Educação.

Destinado à participação dos 645 municípios do Estado de São Paulo, o Congresso, segundo Jorge Luiz dos Santos, coordenador do evento, é uma oportunidade que as prefeituras têm de mostrar os maiores desafios e dificuldades na busca de soluções para um melhor gerenciamento financeiro do dinheiro público, para que ele seja bem investido em bens e serviços que atendam amplamente a população.

Jorge Santos destaca que o Congresso funciona como um fórum permanente de troca de informações relativas à gestão pública dos municípios. “Hoje a demanda por serviços públicos pela sociedade é muito grande, exigindo dos administradores seriedade, transparência e competência”. Citou a prefeitura de Piracicaba que tem em torno de 6 mil servidores, como um exemplo de zelo com a coisa pública”

O ex-governador Paulo Egídio Martins disse que a realização deste Congresso, mostra a força de Piracicaba, que tem uma administração excelente. Para ele, como se fala em gestão pública, a transparência é absolutamente indispensável, pois se está lidando com recurso do povo e tem o direito de saber que ele está sendo bem aplicado.

Segundo o prefeito Barjas Negri, é uma grande oportunidade para a cidade sediar um encontro deste porte. “Acredito que o Congresso ajudará e muito, as prefeituras participantes, a encontrarem soluções para alguns problemas, por meio de troca de experiências, para que a administração seja mais rápida, ágil, democrata e participativa”.

Durante o evento Piracicaba apresentará o Programa Reabilitação Profissional, por Rubens Cenci Mota, Coordenador do Serviço Municipal de Perícias Médicas da Prefeitura. No ano passado, este programa foi premiado na categoria órgãos públicos. Temas ligados à Administração, como “Formação Profissional: Política de administração de programas de estágio no setor público; “Transporte e Meio Ambiente, aliados estratégicos” e “Reabilitação Profissional: como desenvolver um programa” serão abordados no evento. A programação completa do Congresso está disponível no site www.piracicaba.sp.gov.br


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.