A Prefeitura já iniciou o processo para a confecção dos cerca de 131 mil carnês do IPTU(Predial e Territorial Urbano), que começam a chegar para os piracicabanos a partir da primeira quinzena de fevereiro.

O IPTU terá apenas atualização monetária de 1,21% medida pelo IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado) da FGV (Fundação Getúlio Vargas). O contribuinte poderá efetuar o pagamento à vista até dia 28 de fevereiro, com 5% de desconto ou optar pelo pagamento a prazo em até dez prestações. O IPTU total sem desconto ou a primeira parcela deverão ser pagos no dia 15 de março.

A estimativa de arrecadação do imposto de R$31,8 milhões está sendo revista pela Secretaria Municipal de Finanças, porque o índice do IGPM utilizado para a correção dos valores do IPTU ficou abaixo dos 4,5% esperados pela Administração.

Essa queda na arrecadação incidirá direto no Orçamento 2006, estimado inicialmente em R$ 337 milhões, R$ 14,2 a mais do que no exercício anterior, que foi de R$ 295 milhões.