Piracicaba foi representada, por meio do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), no 2º Encontro Nacional de Institutos de Planejamento, que ocorreu de 18 a 20/08, em Maringá (PR). O evento é realizado pela Rede Nacional de Institutos de Planejamento, com o intuito de fortalecer o aprimoramento da gestão das cidades, a cooperação entre os municípios, as diretrizes para a urbanização sustentável e o engajamento dos gestores em agendas importantes para o alcance dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Na ocasião, o diretor-executivo de estudos socioeconômicos, informações e desenvolvimento urbano e rural do Ipplap, Fabio Tadeu Lazzerini, falou sobre a criação do instituto, em 2003; as áreas de atuação, que abrangem Plano Diretor de Desenvolvimento, geopolítica, parques lineares, patrimônios, entre outros, e os principais desafios de trabalho.

Diretor do Ipplap, Fabio Tadeu Lazzerini, durante apresentação no evento

“Esses encontros são de extrema importância para a troca de experiências entre os gestores de municípios diferentes, avaliando o que pode ser aprimorado para a nossa cidade, de modo que ela se desenvolva de forma sustentável e inclusiva, ou seja, esteja preparada para a sociedade atual, mas sem prejudicar as gerações futuras”, comentou Lazzerini.

Além de Piracicaba, o 2º Encontro Nacional de Institutos de Planejamento teve representantes de outras cidades, como Fortaleza (CE), Campo Grande (MS), São Luiz (MA), Rio de Janeiro (RJ), Macapá (AP), Redenção (PA), Curitiba (PR), Apucarana e Maringá (PR), Londrina (PR), Caruaru (PE), Sobral (CE), Niterói (RJ) e São Paulo (SP). Os participantes realizaram dinâmicas interativas e debates.

Representantes de diversas cidades do Brasil participaram do Encontro