O Instituto de Pesquisas e Planejamento promove nas próximas segundas-feiras (28/05 e 04/05), das 9h às 18h, no anfiteatro do Centro Cívico, capacitação sobre Estudo de Impacto de Vizinhança, com a finalidade de capacitar os técnicos do poder público para a implementação deste instrumento, previsto no Estatuto da Cidade e considerado obrigatório no Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável, lei municipal 186/06, que entra em vigor dia 07 de junho.

Participarão da capacitação os técnicos das Secretarias de Finanças, Obras, Defesa do Meio Ambiente, Trânsito e Transportes, Indústria e Comércio, além da Jurídica e das autarquias Semae, Ipplap e Emdhap.

A capacitação será ministrada pelos professores Antônio Cláudio Moreira e Moreira Lima – professor livre docente da Universidade de São Paulo, com experiência em arquitetura e urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto de Espaço Urbano; Tomás Antônio Moreira, professor doutor da Universidade Metodista de Piracicaba, com experiência em arquitetura e urbanismo, na área de Planejamento e Gestão Urbana e Regional, com ênfase nas áreas de habitação, meio ambiente e mobilidade cidadã e Gisele Cunha Viana Leonelli, professora mestre da Universidade Metodista de Piracicaba, com experiência em arquitetura e urbanismo, com ênfase em Planejamento e Gestão de Território Municipal.

O Estudo de Impacto de Vizinhança, conforme material explicativo da capacitação, pode ser definido como documento técnico a ser exigido, com base em lei municipal, para a concessão de licenças e autorização de construção, ampliação ou funcionamento de empreendimentos ou atividades que possam afetar a qualidade de vida da população residente na área ou nas proximidades.

Confira a programação:

1º Dia

Manhã: Conceituação básica

9h às 11h30

? Conceito de Ambiente Urbano;? Conceito de Impacto;? Conceito de área de influência;

11h30 às 12h

? Esclarecimentos

12h às 13h30

? Almoço

Tarde: O instrumento Estudo de Impacto de Vizinhança: conceito e objetivo

13h30 às 17h

? Princípios do Estudo do Impacto de Vizinhança;

? Conceituação do instrumento Estudo de Impacto de Vizinhança e seu objetivo após Estatuto da Cidade;

? O Estudo do Impacto de Vizinhança no Plano Diretor de Piracicaba

17h às 17h30? Discussão