Ipplap participa de evento sobre planejamento urbano, cidades saudáveis e práticas medicinais naturais

Fabio Lazzerini (Ipplap), Christiane Santos Matos (Ministério da Saúde), Margarete Correia, secretária da Saúde de São José dos Campos, Fernando Bignardi, médico da Unifesp e o vereador Josef Borges
A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba), e a Câmara Municipal participaram da I Expo PICs (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: PICs no Parque), que aconteceu no dia 22/10, no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos. O evento tratou de temas como planejamento urbano, cidades saudáveis e práticas medicinais naturais integrativas, junto ao Ministério da Saúde.
Representando o Ippplap, esteve presente o diretor executivo de Estudos Sócios-Econômicos, Informações e Desenvolvimento Urbano e Rural do Instituto, Fabio Lazzerini. E o representante do Legislativo foi o vereador Josef Borges. Eles que foram recebidos por Christiane Santos Matos, coordenadora nacional das PICs, do Ministério da Saúde, e Fernando Antonio Bignardi, médico da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Lazzerini disse que assuntos como o potencial de PICs do termalismo social/crenoterapia, relacionada à fonte hidromineral existente em Artemis, e o planejamento territorial dos espaços verdes e azuis para construção de uma cidade saudável foram abordados. "O Ipplap está se adaptando à integração das PICs com o planejamento territorial, priorizando os objetivos atuais da Organização Mundial da Saúde (OMS), visando construir uma cidade planejada, sustentável e saudável", comentou.
O diretor executivo ressalta que Piracicaba é uma cidade dinâmica, possui patrimônios excepcionais e o seu planejamento deve ser no sentido de estruturá-la para promover a igualdade na saúde, minimizar riscos à saúde ambiental e garantir a participação social e coletiva em defesa do bem comum e desenvolvimento sustentável, previstos na nova Agenda Urbana ONU-Habitat 2020. "O planejamento urbano deve ter como meta a qualidade de vida e o atendimento à previdência diante do envelhecimento populacional", observou.
O vereador Josef Borges destacou que a I Expo PICs teve também atividades físicas ao ar livre, como yoga, tai chi chuan, caminhada, meditação, entre outras atividades de práticas integrativas, as quais incluem o termalismo, que pode ser desenvolvido em Piracicaba, por meio da água sulfurosa de Artemis.
Borges ressalta que para a população de Piracicaba esse planejamento territorial com foco na saúde e na prevenção de doenças por meio dos recursos naturais, iniciado pelo Ipplap, traz para a cidade esse conceito que tem foco no bem comum. "Fazer esse planejamento para Artemis, por conta da zeladoria e da valorização dessa riqueza que temos que é a água sulfurosa, ressalta a dedicação da prefeitura em modernizar o município, proporcionando desenvolvimento com qualidade de vida a toda população", destacou o vereador.

As atividades aconteceram no Parque Vicentina Aranha- foto- divulgação
