O Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) lançou ontem (29), no Engenho Central, a Cartilha do Patrimônio Cultural de Piracicaba e do Manual das Obras Para Imóveis Preservados. O evento contou com apresentação de palestras do arquiteto Paulo de Melo Bastos, autor do projeto de restauração da Catedral de Sé, e da historiadora do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas, Mirza Pellicciotta.

A finalidade da Cartilha é educativa e será distribuída em escolas, bibliotecas e centros de cultura em geral, bem como aos proprietários dos imóveis tombados e de interesse para tombamento. Já o Manual de Obras destina-se aos profissionais das áreas de arquitetura e engenharia, responsáveis pela execução de projetos e obras de restauro de imóveis tombados.

De acordo com o diretor do Ipplap, João Chaddad, este lançamento é inovador ao público em geral com interesse em conhecer o que existe na arquitetura. “Piracicaba é rica em prédios históricos. O importante é que neste evento tivemos a oportunidade de mostrar a arquitetura em sua forma moderna e histórica”.

A Cartilha do Patrimônio Cultural de Piracicaba espera ser referência ao público que possui interesse sobre o a preservação do patrimônio cultural. O Manual de Obras para Imóveis Preservados, foi desenvolvido e elaborado pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), que possui a competência de formular as políticas de preservação do patrimônio de acordo com o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac).

Estiveram no evento o presidente do IPPLAP João Chaddad, Francisco de Assis Carvalho Ferras Filho, presidente do Núcleo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil de Piracicaba), Nilson Ferraz de Arruda, Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba, Maria da Glória Silveira Melo, representante do Museu Histórico Pedagógico Prudente de Moraes e Marcelo Cachioni, arquiteto e chefe do Departamento de Patrimônio Histórico, além de profissionais ligados às áreas de arquitetura e engenharia.

A iniciativa do Ipplap conta com o apoio da Secretaria da Ação Cultural, Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) – Núcleo Piracicaba, Conselho de Defesa do patrimônio Cultural (Codepac) e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP).