O Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap) lancará amanhã(29), a partir das 15h30, no armazém 14 – onde acontece o Salão de Humor, o lançamento da Cartilha do Patrimônio Cultural de Piracicaba e do Manual das Obras Para Imóveis Preservados.

De acordo com o diretor do Ipplap, João Chadad, este lançamento é inovador ao público em geral com interesse em conhecer o que existe na arquitetura. “Piracicaba é rica em prédios históricos. O importante é que neste evento teremos a oportunidade de mostrar a arquitetura em sua forma moderna e histórica”.

Durante o lançamento haverá apresentação de duas palestras. A abertura do circulo de palestras será com o Arquiteto Paulo de Mello Bastos do Escritório Arquiteto Paulo Bastos e Associados. É autor do projeto de restauração da Catedral da Sé em São Paulo. Após a apresentação será da historiadora do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas, Mirza Pellicciotta.

O lançamento da Cartilha do Patrimônio Cultural de Piracicaba será referência ao público que possui interesse sobre o a preservação do patrimônio cultural. O objetivo é de explicar o processo de “Tombamento” (registro em um livro “tombo” de caráter oficial) no qual são anotados os bens de interesse com a preservação das características originais.

O “Manual de Obras para Imóveis Preservados”, é um material desenvolvido e elaborado pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), que possui a competência de formular as políticas de preservação do patrimônio de acordo com o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac).O Manual servirá de referenciais para proprietários, engenheiros e arquitetos, cujo interesse é de realizar projetos de tombamento seguindo as normas de recuperação e preservação de acordo com a legislação.

O Ipplap conta com o apoio da Secretaria da Ação Cultural, Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) – Núcleo Piracicaba, Conselho de Defesa do patrimônio Cultural (Codepac) e Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP).

O Engenho Central fica na Av. Maurice Allain, 454, entrada pela ponte pênsil. O evento é aberto ao público geral com entrada franca.