A nova estação começou à 1h24 desta quarta-feira, 21/06; Observatório Astronômico abrirá em horário especial no sábado, 24/06
O Inverno chegou com a noite mais longa do ano nesta quarta-feira, 21/06, à 1h24. Traz também dias mais frios e claros, com menos chuva e noites propícias à observação do céu. Para dar as boas vindas à estação mais longa, no sábado, 24/06, o Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum (OAPES), órgão da Secretaria Municipal de Educação (SME), abrirá em horário especial, das 16h às 21h30.
De acordo com o astrônomo e coordenador do OAPES, Nelson Travnik, o início do inverno é conhecido como Solstício, que significa “estacionário” porque o Sol atinge sua maior declinação ao norte, e a partir daí retorna na esfera celeste em direção ao sul, rumo à posição que marca a Primavera.
“O Inverno irá durar precisos 93 dias, 15 horas e 43 minutos. É a mais longa das estações do ano e isto é uma consequência da órbita elíptica da Terra, aliada à velocidade da mesma ao redor do Sol, razão pela qual as estações têm duração diferente. Em nossa região o Sol nascerá nesta quarta-feira, 21, às 6h46 e vai se pôr cedo, às 17h27. Por isso, a noite de quarta para quinta-feira será a mais longa do ano. A partir daí, os dias ficarão cada vez mais longos”, relata Travnik.
Segundo ele, no sábado, 24, o Observatório vai abrir mais cedo, às 16h, e será possível a observação do Sol. Também no sábado acontecerá palestra junto aos relógios de Sol, que ficam em frente ao Observatório. “Mais tarde, mediante condições atmosféricas favoráveis, serão observados os planetas Júpiter, Saturno e objetos siderais notáveis, como a Caixa de Jóias e as estrelas Próxima Centauri e Estrela de Magalhães”, disse.
O OAPES está localizado na rodovia Fausto Santomauro, km 3. Piracicaba-Rio Claro. A entrada é gratuita e existe amplo estacionamento. Mais informações pelo telefone (19) 3325-0698 ou pelo e-mail nelson-travnik@hotmail.com
Foto: Fernanda Schmidt
Relógios de Sol do Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum