Com noites mais longas e céu mais limpo, período é perfeito para observação de estrelas e planetas, que pode ser feita no Observatório Astronômico de Piracicaba
A última semana foi marcada por muito frio, com temperaturas abaixo de zero em algumas regiões do país. Mas os dias mais frios ainda estão por vir, já que o Inverno começa nesta segunda-feira, 20, às 19h33. A estação mais longa do ano, que vai durar 93 dias, também traz consigo noites mais longas e perfeitas para a observação do céu. E o lugar ideal para isso é o Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum, equipamento da Prefeitura de Piracicaba, mantido pela Secretaria Municipal de Educação. O OAP funciona aos sábados, das 19h às 21h30 e tem entrada gratuita.
De acordo com o coordenador do Observatório, o astrônomo Nelson Travnik, na segunda-feira, o Sol nascerá às 6h46 e se porá às 17h27. Com o clima mais seco neste período do ano, o céu fica livre de nuvens e por isso melhor para observar estrelas e planetas.
O OAP fica na rodovia Fausto Santomauro, que liga Piracicaba a Rio Claro. A entrada é gratuita e as observações são feitas por meio de quatro telescópios. “Membros do Grupo Amigos do Observatório, também levam seus telescópios e colaboram com informações e observações”, acrescenta Travnik. O espaço não funciona em dias chuvosos.