Até o mês de maio deste ano, um marco significativo será alcançado pela Rede Municipal de Educação de Piracicaba: todas as escolas estarão equipadas com fibra óptica, revolucionando a infraestrutura de comunicação das unidades. O projeto abrange um total de 125 escolas, além de prédios de setores administrativos, totalizando 151 unidades sob a alçada da SME com a tecnologia disponível.
Com a implementação da fibra óptica, a capacidade de banda larga das escolas aumentará significativamente, passando de 50 Mbps atualmente para 1 Gbps. A velocidade de transmissão da fibra ótica permite acesso à internet, downloads e uploads de arquivos em velocidades muito superiores às das demais tecnologias. Além disso, as fibras óticas são menos suscetíveis à perda de sinal pelo fato de serem imunes a interferências eletromagnéticas, o que resulta em uma conexão mais estável e confiável, atendendo melhor às necessidades de conectividade nas aulas da rede.
O serviço de instalação da fibra é dividido em três etapas: cabeamento, interligação da fibra para dentro das escolas e ativação. O cabeamento teve início em dezembro do ano passado, e desde fevereiro a empresa responsável pela execução do projeto está realizando a interligação da fibra para dentro das escolas, iniciando pela região do bairro Nova Suíça. Até o momento, 32 escolas já estão com a fibra óptica instalada e o serviço continua sendo executado nas demais unidades da rede.
“A implantação da fibra nas escolas faz parte do processo de transformação digital do município. Estamos trabalhando intensamente, desenvolvendo uma nova política de tecnologia e inovação que garanta um aprendizado conectado com as novas tendências de mundo”, disse o secretário de Educação, Bruno Roza, durante reunião com o representante do Centro de Informática da Prefeitura e com a empresa responsável pela execução do serviço, Fraga de Medeiros.
Eliton Claus, administrador de redes do Centro de Informática da Prefeitura, afirmou que após a expansão da rede de fibra óptica, o município passará dos atuais 250 km de cabeamento para 475 km. “Esta iniciativa é mais do que uma simples atualização tecnológica; é um impulso para melhorar a conectividade e o acesso à tecnologia em todo o sistema educacional municipal. A interligação das unidades por fibra óptica garantirá uma conexão de alta velocidade e estabilidade, essencial para o pleno aproveitamento dos recursos digitais disponíveis. Além disso, o projeto reduzirá o tempo de inatividade em caso de problemas, garantindo um serviço mais confiável.”
Além da infraestrutura, o projeto também visa promover a inclusão digital, fornecendo acesso equitativo aos recursos tecnológicos em todas as escolas, independentemente de sua localização geográfica.
Irvining Diego Gil de Toledo, administrador de Redes da SME, explica que, atualmente, nem todas as escolas conseguem conexão adequada às necessidades administrativas e pedagógicas devido à baixa oferta de serviços de internet, principalmente em regiões mais afastadas do centro da cidade. “Com esse investimento, a SME levará a infraestrutura que hoje não existe para todos os extremos da cidade e permitirá que os alunos da rede tenham acesso aos mesmos recursos, independente da região.”