Representantes do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) visitaram hoje de manhã (27/09) o Hospital Regional (HR), acompanhados do prefeito Barjas Negri e do Secretário da Saúde. dr. Pedro Mello. O Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), José Luiz Ribeiro, também participou do início da vistoria técnica.

Barjas Negri falou sobre a importância do HR para a microrregião, da qualidade tecnológica da estrutura e do potencial da unidade para desencadear um forte desenvolvimento econômico e social em Piracicaba. Agradeceu os integrantes da comitiva pelo apoio que o governo municipal tem recebido em defesa do HR.

“Recebi muita crítica por essa iniciativa, mas o tempo confirmou que se tratava de um projeto de grande importância para a região. Vamos ampliar em 25% o número de leitos em Piracicaba”, afirmou, ao tratar da dimensão da obra e dos 126 leitos iniciais que serão criados. “A população compreendeu que se tratava de mais um grande projeto, como o parque tecnológico e o parque automotivo, por exemplos, pensados em função do desenvolvimento econômico e social de Piracicaba, visando melhor qualidade de vida para todos os que vivem nesta cidade”, explicou.

O prefeito confirmou também a promessa do Governo Estadual de que até o final deste ano a unidade estará equipada, com profissionais da saúde trabalhando no local, com previsão de janeiro para começar a atender a população. “Tudo leva a crer que a gestão da unidade ficará por conta da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), instituição com larga experiência em gestão hospitalar, gestora, por exemplo, do Ambulatório Médico de Especialidades (AME Piracicaba) e do Hospital de Sumaré”.

Werner Bassinello, engenheiro da Secretaria de Obras, que acompanhou a construção do HR desde o início, explicou que “a unidade é modular, o que facilita a manutenção e ampliação, seu diferencial tecnológico é imenso, a ponto de ter surpreendido a todos os técnicos da Unicamp que vieram conhecê-lo”. Recordou também um pouco dos percalços até que o Governo Estadual pudesse confirmar publicamente que todas as etapas cabíveis ao município foram cumpridas de acordo e, enfim, assumir a estrutura.

Pedro Mello falou sobre o fato de ser um hospital 100% SUS, composto também por um Hospital-Dia, com alta tecnologia e potencial para resolver a maioria dos problemas de saúde, dos mais simples aos mais complexos, bem como equilibrar a demanda dos dois hospitais, HFC e Santa Casa, que estão preparados especialmente para atendimentos de alta complexidade. “É uma unidade pensada para fazer a diferença. Vai gerar inicialmente cerca de 800 empregos diretos, contribuindo imensamente para o desenvolvimento local e regional”.

Wagner da Silveira, presidente do Conespi, disse que ficou convencido da qualidade do trabalho. “Tratar-se de uma unidade belíssima e pensada de fato para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores”. José Luiz Ribeiro recordou que foi sua sugestão o nome do HR, que receberá o nome da criadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns. Milton Costa, presidente do Conselho Municipal da Saúde, disse que o conselho tem trabalho intensamente a fim de colaborar com essa visão que alia desenvolvimento com qualidade de vida da população.