Portal do Município de Piracicaba

Integração entre forças de segurança reforça atuação do programa Muralha Paulista em Piracicaba

Tecnologia e cooperação reforçam o monitoramento e ampliam resultados no combate à criminalidade

Por CCS / Publicado em 13/11/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.

O prefeito Helinho Zanatta recebeu na manhã desta quinta-feira, 13/11, no Centro de Inteligência Integrada de Piracicaba (CIIP), localizado no Centro Cívico, o tenente-coronel do 10º BPM/I, Ademar Gregolim Junior. O encontro discutiu os resultados do primeiro mês de atuação da Polícia Militar no CIIP, utilizando as câmeras que integram o sistema Muralha Paulista.

A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de controle, possivelmente um centro de operações de trânsito ou segurança. Várias pessoas estão em frente a computadores, olhando para as telas. Há um homem de camisa xadrez azul e branca à esquerda, inclinando-se para olhar para um monitor. Ao lado dele, um homem de uniforme cinza escuro com um distintivo na manga e um boné azul escuro está em pé, olhando para a frente. Mais à direita, um homem de camisa azul clara e jeans está com as mãos nos bolsos. No plano de fundo, outras pessoas estão sentadas em frente a monitores, e uma delas usa um uniforme semelhante ao do homem de cinza. Há também um homem de camiseta amarela em pé atrás de uma mesa com um quadro branco ao fundo. A sala parece ser moderna, com muitos monitores e uma iluminação clara.
Encontro discutiu os resultados do primeiro mês de atuação da PM no CIIP, utilizando as câmeras que integram o sistema Muralha Paulista

Também participaram da visita o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Marcos Pavanello Rodrigues, e o vereador Renan Paes.

A imagem mostra um grupo de seis homens em pé em frente a uma grande tela de monitoramento composta por vários monitores menores que exibem imagens de câmeras de segurança. Os homens parecem ser funcionários de segurança ou trânsito, pois alguns vestem uniformes. O homem mais à esquerda veste um uniforme amarelo e preto com a palavra "TRANSITO" escrita em seu colete. Ele usa óculos e tem uma barba curta. Os próximos dois homens vestem camisas casuais. O homem do meio tem os braços cruzados e usa uma camiseta verde escura. O homem ao lado dele usa uma camisa xadrez azul e branca com uma caneta no bolso. Os três homens mais à direita vestem uniformes escuros e parecem ser policiais. Eles usam boinas e têm crachás em seus uniformes. Os dois policiais mais à direita têm os braços cruzados. As telas de monitoramento atrás deles exibem uma variedade de imagens de tráfego e ruas, com algumas informações textuais sobrepostas, como "INTELIGENCIA PIRACICABA" e horários. As telas sugerem que este é um centro de controle de tráfego ou segurança.
O prefeito Helinho Zanatta recebeu o Tenente-Coronel do 10º BPMI, Ademar Gregolim Junior no Centro Cívico

O prefeito Helinho Zanatta ressaltou a importância da união entre as corporações e o investimento contínuo em tecnologia e monitoramento. “Quando todos trabalham juntos, os resultados aparecem. A parceria com a equipe do tenente-coronel Gregolim já traz frutos, e nossa central continuará se expandindo. A próxima fase, prevista para 2026, inclui a instalação de novas câmeras em vários pontos da cidade, fortalecendo ainda mais a segurança da população”, destacou.

O tenente-coronel Gregolim destacou o trabalho integrado que vem sendo realizado entre as forças de segurança do município, resultado da adesão de Piracicaba ao programa Muralha Paulista em julho de 2025. De acordo com ele, a atuação conjunta tem apresentado resultados positivos. “Neste primeiro mês, dois policiais militares foram deslocados para o CIIP para atuar em conjunto com as equipes municipais. Nesse período, o sistema auxiliou no atendimento de sete ocorrências relacionadas a homicídios, tráfico de drogas, roubos diversos e furtos de veículos. Essa integração entre tecnologia, recursos humanos e o mesmo propósito tem gerado resultados que devemos comemorar”, afirmou.

O secretário Odair Melo adiantou que o objetivo é integrar outras forças de segurança, como a Polícia Civil e o Samu, ao CIIP, ampliando o uso das câmeras.

O comandante da GCM, Marcos Pavanello, destacou que a cooperação entre os órgãos é resultado do esforço da administração pública e essencial para trazer resultados positivos à sociedade.

Na ocasião, o vereador Renan Paes reforçou seu apoio às corporações da Guarda e da Polícia Militar.

O CIIP – O Centro de Inteligência Integrada de Piracicaba concentra todo o sistema de videomonitoramento do município, com infraestrutura e software de alta qualidade. O sistema utiliza dois tipos de câmeras: as de grande aproximação de imagem, capazes de identificar uso de celular e falta de cinto de segurança ao dirigir, e as de leitura automática de placas, instaladas em todas as entradas e saídas da cidade, que auxiliam no rastreamento de veículos envolvidos em crimes.

MURALHA PAULISTA – O Governo do Estado de São Paulo iniciou uma nova fase do programa Muralha Paulista, que permite o cadastramento voluntário de câmeras particulares voltadas para a via pública, de pessoas físicas ou jurídicas. A iniciativa busca ampliar a abrangência das informações e fortalecer a segurança pública, integrando as imagens de residências, comércios e condomínios à rede de monitoramento estadual. O cadastramento é gratuito e pode ser feito pelo site muralhapaulista.sp.gov.br, mediante login gov.br.

O programa, regulamentado por decreto estadual, tem como objetivo controlar a mobilidade criminal, elevar o custo do crime e aumentar a probabilidade de prisão de criminosos em deslocamento pelo território paulista.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.