O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) comemora seus 55 anos de fundação em sessão magna marcada para amanhã, 18/08, às 19h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, mantida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac).
Evento contará com palestra da professora Marly Terezinha Germano Perecin, ex-presidente da entidade
A entidade foi fundada em decorrência do bicentenário de Piracicaba em 1º de agosto de 1967, tendo como primeiro presidente Edmar José Kiehl, engenheiro agrônomo. Seu propósito sempre foi o de preservar a história da cidade. Na atual gestão, que compreende o biênio 2022 a 2024, a presidência está a cargo do jornalista Edson Rontani Júnior. Passaram pela entidade nomes da sociedade, intelectualidade e estudiosos, como Helly de Campos Melges, Nélio Ferraz de Arruda, Gustavo Jacques Dias Alvim e vários outros. O IHGP é formado por cerca de 40 membros que atuam no estudo, publicação de livros e preservação da memória de Piracicaba. A entidade possui um grande acervo de publicações, dentre elas jornais da cidade que remontam o ano de 1883 até a atualidade. Além disso, possui publicações locais sobre diversos assuntos e disponibiliza, gratuitamente, em canais digitais como o Flickr fotografias do século passado e atuais.
Rontani acredita que o compartilhamento possibilidade pela internet trouxe acesso a informações e a conhecimentos sobre a história local. "Temos acessos não apenas de Piracicaba, assim como de todo o país e de outros continentes, os quais demonstram que a cidade é ponto de estudo universal", diz. A sessão comemorativa aos 55 anos do IHGP contará com palestra da professora Marly Terezinha Germano Perecin, ex-presidente da entidade, que falará sobre a história de fundação de Piracicaba. Ao final, haverá noite de autógrafos do seu livro intitulado "As luzes do vale – Rememorações piracicabanas sobre a terra mãe: Itu", publicado pelo IHGP, e que será distribuído gratuitamente. Na noite, serão empossados quatro novos membros do IHGP, sendo Antonio Oswaldo Storel (cirurgião-dentista), Marcos Antonio Vancetto (jornalista), Maurício Fernando Stenico Beraldo (graduado em história) e Paulo Renato Tot Pinto (graduado em história), todos autores de livros e textos sobre a história de Piracicaba. Um dos pontos de destaque da noite é a entrega da Medalha Prudente de Moraes, outorga exclusiva do IHGP, segundo Lei Municipal assinada em 1974 pelo prefeito Adilson Benedito Maluf, recentemente falecido. Este ano receberão a láurea o artista plástico Marco Antônio Cavallari e o cirurgião-dentista Waldemar Romano. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Solicita-se confirmação prévia pelo whats (19) 97140-1872.
SERVIÇO – IHGP – 55 anos. Data: 18/09, às 19h. Local: Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. R. Saldanha Marinho, 333 – Centro, Piracicaba. Entrada franca – Solicita-se confirmação prévia pelo whatsApp (19) 97140-1872.