O Instituto Formar participou hoje (7) do programa “Piracicaba Trabalha Assim”, realizado pela Prefeitura de Piracicaba. O Parque Automotivo e Museu da Água foram os locais escolhidos para essa edição, que contou com a participação de 34 jovens do Institituto.
Implantado em 2009, o projeto tem o objetivo de apresentar in loco a sociedade os investimentos da Prefeitura em diversas áreas, como forma de melhorar a qualidade de vida da população, e o funcionamento das unidades municipais.
Durante a visita ao Parque Automotivo, os jovens acompanharam as etapas de montagem dos veículos e receberam orientações técnicas sobre a fábrica. Na sequência foram para o Museu da Água, onde foram recepcionados pelo técnico do Semae, Leonardo Manzon Contiero.
As visitas do Piracicaba Trabalha Assim são monitoradas pelo vice-prefeito e secretário de Governo & Desenvolvimento Econômico, José Antonio de Godoy, e coordenador do PTA, José Roberto Carvalho dos Santos.
No último 23 de março, a comunidade do Distrito de Tupi participou do programa visitando o Parque Automotivo e o Museu da Água, com 27 alunos da Escola Estadual Pedro Mello, acompanhados pela funcionária Joselaine Nunes Moi e pelo lider Comunitário do Distrito, Carlos José Marcos da Silva, o Chitão.
No dia 31 foi a vez do grupo de 32 atiradores do Tiro de Guerra de Piracicaba participarem do "Piracicaba Trabalha Assim". Acompanhados pelos Subtenente Luiz Fernando Barbosa Ferreira e o Subtenente Wolmer Luiz de Oliveira Santos, visitaram o Parque Automotivo e a Estação de Tratamento de Água – ETA do Capim Fino, onde foram recepcionados por Tatiana Grassi Castro.
PARQUE AUTOMOTIVO – Localizado no bairro Santa Rosa, próximo ao Parque Tecnológico e ao Distrito Industrial Uninorte, é formado por um conglomerado de empresas, liderado pela montadora sul coreana Hyundai. Instalada com quatro fornecedores em uma área de 1.390.000 m², a Hyundai aquece não apenas a economia da cidade, como também os setores de comércio e principalmente serviços Ao redor do terreno da montadora, em uma área de 450.000m², estão instaladas outras seis empresas para fornecimento de componentes e autopeças.
MUSEU DA ÁGUA – O Museu da Água de Piracicaba ocupa uma área de 12 mil metros quadrados ao lado do salto do rio Piracicaba, na avenida Beira Rio, onde funcionou a primeira Estação de Captação e Bombeamento de Água da cidade. A construção é de 1887 e o local é rico em detalhes arquitetônicos, como arcos, pisos e paredes de pedras, aquedutos centenários e antigas tubulações de ferro. Havia no local dois casarões, sendo um deles demolido na metade do século XX para dar lugar à avenida Beira Rio. No que restou, encontram-se preservados dois conjuntos de turbina e bomba que no início do século passado foram responsáveis pelo bombeamento de água do rio Piracicaba até a região central da cidade. Aprender a consumir água corretamente também é uma das atrações do museu. Enquanto lava as mãos, o visitante pode observar quanto está gastando. Os lavatórios possuem caixas transparentes com um medidor do volume de água. O mesmo sistema também é utilizado nos vasos sanitários. Num dos aquedutos encontram-se três aquários com várias espécies de peixes do Piracicaba. Por meio de fotos junto dos aquários, o visitante pode identificar os peixes, além de saber os que ainda podem ser encontrados no rio Piracicaba, assim como as espécies em extinção. Visando a educação ambiental, o Museu da Água procura conscientizar os visitantes e as futuras gerações sobre o uso da água, tendo como principal objetivo, contribuir para as mudanças de atitudes humanas em relação ao ambiente.